quinta-feira, 22 de novembro de 2007

"Democracias"

Hoje o Supremo Tribunal do Paquistão confirmou a legitimidade do General Pervez Musharaf como presidente. Era o último e indispensável acto legal para que o general, vencedor das eleições que se realizaram em 2007-10-06, pudesse continuar "legalmente" as suas funções de presidente que assumiu em 1999 com um golpe de Estado.
Nestas eleições obteve 252 dos 257 lugares do Parlamento. É obra! Mas isto não seria suficiente porque era ainda necessário que o Supremo Tribunal desse todo o processo por perfeitamente legal. O que afinal também não foi difícil de resolver. Os Juízes juravam que não legitimariam nem as eleições nem o general. Então o general substituiu os juízes por outros que juraram legitimar tudo o que ele lhes ordenasse.

As democracias ocidentais e em especial os EUA, que tutelam o país, assobiam para o lado. E se interrogados dirão como disse Franklin Delano Roosevelt (aliás um dos melhores presidentes norte-americanos) a propósito de um sanguinário ditador latino-americano que os States apoiavam: "Que é um ditador. Pois. É um ditador. Mas que havemos de fazer se ele é o nosso ditador!..."

Sem comentários: