sábado, 10 de novembro de 2007

Portugal é possível! - Novabase, Altitude, PT Inovação, Critical Software, YDreams













Novabase, Altitude, PT Inovação, Critical Software, YDreams são algumas das empresas portuguesas de “high-tech” que contribuíram para que, pela primeira vez em Portugal, as exportações de tecnologia tivessem superado as importações. No primeiro semestre de 2007 exportaram-se 506 milhões de euros contra 447 milhões de importação.

Estes são dados divulgados pela Agência de Inovação (AdI), publicados pelo Banco de Portugal, e que demonstram que as exportações tecnológicas têm vindo a subir de forma sustentada desde 1998, sendo que o “salto mais significativo foi dado em 2005”

Para além disso, algumas multinacionais, Nokia-Siemens, Quimonda, IBM, Fugitsu – entre outras – usam Portugal como base para as suas actividades de inovação e de prestação de serviços.

O responsável da AdI, Lino Fernandes, diz que “fica assim demonstrado que a economia portuguesa pode também assentar num modelo de desenvolvimento baseado em mão-de-obra qualificada”. E o mais importante é que esta tendência deverá manter-se.

Outros sectores deveriam seguir este exemplo. Há que apostar na qualificação. Portugal tem futuro.

Fonte: Jornal Expresso de 10/11/2007

Sem comentários: