domingo, 18 de novembro de 2007

Marcel Proust (1871/1922)


Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust morreu a 18 de Novembro de 1922.

Filho de Adrien Proust, professor de Medicina, e Jeanne Weil, alsaciana de origem judaica, Marcel Proust nasceu numa família rica que lhe assegurou uma vida tranquila e permitiu-lhe frequentar os salões da alta sociedade da época.

Após estudos no liceu Condorcet, prestou serviço militar em 1889. Devolvido à vida civil, assistiu, na École Libre des Sciences Politiques, aos cursos de Albert Sorel e Anatole Leroy-Beaulieu; e na Sorbonne aos de Henri Bergson, cuja influência sobre a sua obra será essencial.

Em 1900, efectua uma viagem a Veneza e dedica-se às questões de estética. Publica várias traduções do crítico de arte inglesa John Ruskin (1904). Paralelamente a artigos que relatam a vida mundana, publicados nos grandes jornais (entre os quais Le Figaro), escreve Jean Santeuil, uma grande novela deixada incompleta e que continuará a ser inédita, e publica Os Prazeres e os Dias (Les Plaisirs et les Jours), uma reunião de contos e poemas.

Após a morte dos seus pais, a sua saúde, já frágil, deteriora-se mais.

Vive em reclusão e esgota-se no trabalho.
A sua obra principal, Em busca do tempo perdido (À la recherche du temps perdu), é publicada entre 1913 e 1927. O primeiro volume, é editado à custa do autor, na pequena editora Grasset, e o segundo é publicado pelas Edições Gallimard que recuam na sua inicial recusa e aceitam À Sombra das Raparigas em Flor pelo qual recebe, em 1919, o prêmio Goncourt.

Até 1922 escreve o resto dessa obra. Morre esgotado, atingido por uma bronquite mal cuidada.

Marcel Proust é a descoberta insaciável da perfeição na escrita. Quando finalmente, aos 49 anos, li a sua obra, passei a encarar a escrita e a literatura de uma outra forma. Tal como na pintura e na música, é também possível na Literatura a perfeição e a beleza sem limites.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.