quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Dossier África - Cimeira Europa - África 1

A Cimeira Europa – África, que tem lugar em Lisboa nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro de 2007, é um acontecimento da maior importância para o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável no continente africano e para o futuro das relações de cooperação entre a União Europeia e a União Africana.

Algumas Organizações Não Governamentais organizam eventos alternativos com vista a chamar a atenção para os problemas desse Continente em que milhões de pessoas sofrem diariamente a fome, a guerra e atentados aos mais elementares direitos humanos.

O primeiro realizou-se hoje no Centro Europeu Jean Monnet em Lisboa. Organizado pela Amnistia Internacional, com o apoio da deputada portuguesa no Parlamento Europeu, Ana Gomes, sob o tema Direitos Humanos e Desenvolvimento - Uma estratégia para África, o evento teve a participação de vários deputados portugueses no Parlamento Europeu e de personalidades africanas que lutam por uma África melhor.



Um dos oradores foi Salid Mahmoud Osman, vencedor do prémio Shakarov 2007 e um ex-preso político da Etiópia.

Salid Mahmoud Osman admitiu manter poucas expectativas sobre os resultados da cimeira UE-África e apelou ao Governo português que suscite a questão dos direitos humanos. Para ele "a cimeira é um teste à validade dos valores europeus como os direitos humanos e o Estado de Direito". Evocando a situação no Darfur, afirmou:
"Nós não esperamos muito desta cimeira. Infelizmente a Europa e o ocidente não parecem preocupar-se muito com o sofrimento na Etiópia", afirmou, frisando que as ajudas internacionais ao seu país "estão a apoiar um governo ditatorial. Quais são afinal os valores da Europa? Porque é que a Europa e os EUA estão a apoiar esta ditadura", questionou, afirmando ser "difícil ver Mugabe [presidente do Zimbabué] beber champanhe com os líderes europeus".

Fonte: Lusa

Sem comentários: