terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Jazz para miúdos


Durante o ano de 2007, o JACC - JAZZAOCENTRO CLUB organizou o 1º Festival itinerante de Jazz.

O Festival, realizado em parceria com o CCB, levou concertos a 23 municípios e fez acções pedagógicas com mais de 2.000 jovens em oito meses.

O projecto arrancou no ano passado com o objectivo de mostrar o jazz criado por grupos portugueses e músicos estrangeiros a residir em Portugal, acompanhando os concertos com acções pedagógicas.

Nesta primeira edição, um total de 90 músicos de jazz de norte a sul do país realizaram concertos em 23 municípios e acções pedagógicas para crianças entre os 10 e os 15 anos, durante os quais foi abordada a história do jazz, as características deste género musical e os seus instrumentos.

Ontem, no CCB, o encerramento do festival realizou uma acção pedagógica para 175 crianças da região de Lisboa intitulada O Jazz trocado por miúdos e, no Grande Auditório, realizou-se um concerto com quartetos da Escola de Jazz do Barreiro, do Hot Clube, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) e da Orquestra de Jazz de Matosinhos.



Como apaixonada de Jazz, não posso deixar de referir esta iniciativa da maior importância para a divulgação do Jazz em Portugal, em particular nas camadas mais jovens. Espero que continue.

Sem comentários: