quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Morreu uma mulher de coragem! - Benazir Bhutto
















Benazir Bhutto foi hoje assassinada, vítima de um atentado na cidade de Rawalpindi na província do Punjab. Filha de Zulfikar Ali Bhutto, Presidente do Paquistão entre 1971 e 1973 e Primeiro Ministro entre 1973 e 1977. Zulfikar Ali Bhutto foi condenado à morte pelo governo de Muhammad Zia-ul-Haq em 1979. Nessa altura Benazir assumiu a liderança do PPP - Partido do Povo do Pasquitão, no lugar do pai.

Primeira Ministra do Paquistão por duas vezes, nunca acabou o mandato até ao fim, tendo sido destituída por acusações de nepotismo e corrupção, acusações que ainda não foram completamente provadas na justiça.

Benazir esteve exilada por duas vezes, a última das quais durante oito anos, desde que Pervez Musharraf, actual Presidente do Paquistão, tomou o poder, em 1999, através de um golpe militar.

A 18 de Outubro deste ano, Benazir, depois de amnistiada, voltou ao Paquistão. No mesmo dia foi vítima de um atentado em que morreram cerca de 150 pessoas.

Líder da oposição, num país em crise, à frente de todas as sondagens relativas às eleições que decorrem dentro de dias, Benazir Bhutto considerava-se a Líder dos Pobres e propunha-se levar o Paquistão para um processo democrático e de justiça social.

Independentemente das opiniões pessoais que se tenham sobre esta mulher relativamente às suas opções políticas para o Paquistão, Bhutto foi vítima daqueles que são, na minha opinião, contrários à democracia, de extremistas que não têm qualquer contemplação pela vida humana.

A situação no Paquistão está em crise há muito tempo. Com este atentado o futuro do país e da região tornou-se mais inseguro. A quem serve esta situação?

Morreu uma democrata e uma mulher de coragem!

1 comentário:

Os Triplaners disse...

Acho que morreu por ser corajosa!
É uma pena