sábado, 29 de dezembro de 2007

SNS - Que futuro?

















O Governo insiste na política de encerramentos de serviços iniciada em 2006:

SAP (Serviço de Atendimento Permanente) - fecho do serviço nocturno de 60 postos - mais de metade já deixaram de funcionar.
Urgências Hospitalares - concretizaram-se quatro; estão mais onze previstos.
Blocos de parto - foram encerrados nove até à data; estão previstos fechar, pelo menos, mais cinco.

Esta política é, de acordo com o Governo, para melhorar os serviços de saúde prestados à população. Excelente intenção, se não estivessemos a falar de regiões do interior onde, cada vez mais, as populações se sentem desprotegidas. Isto é, para as regiões onde se sente a maior desertificação do país, o Governo acha que o facto de se atenderem "poucos doentes" ou nascerem "poucas crianças" é motivo para se fecharem os serviços; a solução é que os utentes se desloquem 100 ou mais Kilómetros para serem atendidos.

Ora, em Portugal, como no resto da Europa, a assistência na Saúde é um direito constitucional. Não é um negócio para a obtenção de lucros. Para quem tanto apregoa a necessidade de nos aproximarmos do resto dos países europeus no que respeita ao déficit e ao desenvolvimento económico, não seria mau que o Ministro da Saúde fosse ver o que se passa na França, na Inglaterra, para já não falar da Dinamarca.

Entretanto as populações vão-se manifestando, como foi o caso há 2 dias de Vila Pouca de Aguiar. É claro que, não nos podemos esquecer que, para Sócrates, devem ser perigosos comunistas que por lá andam a corromper as boas intenções do Governo. Aliás, Vila Pouca de Aguiar é bem conhecido como concelho comunista.

1 comentário:

Anónimo disse...

A situação do SNS parece-me muito preocupante. Os encerramentos sucessivos das mais diversas unidades como se fosse a coisa mais natural do mundo e com a mais completa indiferença pelos protestos públicos constituem sinais verdadeiramente inquietantes dos tempos que correm. Ainda bem que se chama a atenção para isso também na blogosfera.