quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fernando José Francisco - 1922/2008

Sexo (2001)















O pintor surrealista Fernando José Francisco morreu aos 85 anos em Lisboa.

Fernando José Francisco iniciou o seu percurso expositivo nas primeiras Exposições Gerais de Artes Plásticas, de 1947, 1948 e 1949 e participou, em seguida, nas duas primeiras de Os Surrealistas, o grupo surrealista "dissidente", realizadas em 1949 e 1950.

Abandonou a pintura por amor a uma mulher, com quem passaria o resto da vida, vendendo ocasionalmente algumas obras para não morrer de fome, segundo Perfecto E. Cuadrado, autor de uma Antologia da Poesia Surrealista Portuguesa intitulada A Única Real Tradição Viva, publicada pela Assírio & Alvim em 1998.

Dele disse o poeta e pintor Mário Cesariny: Talvez de todos nós o pintor mais dotado e que pouco depois forneceria à pintura surrealista portuguesa o seu terceiro caso de 'emigração', esta total: para dentro, desaparecendo de todo o convívio, e ocultando para sempre, se é que os não destruiu, os seus óleos e desenhos.

Soube-se depois que a maioria desses óleos e desenhos conseguiram sobreviver ao silêncio do autor, embora o paradeiro de alguns deles continue desconhecido e um deles tenha mesmo aparecido em leilão, com uma assinatura heterónima, alheia à vontade do artista.

Após uma ausência de mais de 40 anos dos circuitos artísticos, o pintor apresentou trabalhos seus pela última vez numa exposição colectiva com Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas.

Fonte: Público

Sem comentários: