sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Portugal é possível! - Henrique Veiga Fernandes

Cientista português ganha «Starting Grant» do European Research Council



O jovem investigador Henrique Veiga Fernandes, do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina de Lisboa, ganhou um Starting Grant do prestigiado European Research Council. Esta distinção internacional premeia projectos de investigação de qualidade ímpar e destina-se a lançar a carreira de cientistas de topo que desenvolvam o seu trabalho na Europa, em qualquer área científica.


O projecto, com horizonte temporal de 5 anos, ajudará a elucidar os mecanismos envolvidos no desenvolvimento e funções do sistema imunitário. Tem como potencial impacto a melhor compreensão de doenças do sistema imunitário, como a leucemia e as doenças auto-imunes. Veiga Fernandes vai instalar-se no Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina de Lisboa, a partir de Maio próximo.


O investigador agora distinguido tem formação de base em medicina veterinária. Fez o doutoramento em 2002 em Paris, no Instituto Necker, onde concluiu também o primeiro pós-doutoramento na área da Imunologia. Já em Londres, onde actualmente trabalha no National Institute for Medical Research, fez um segundo pós-doutoramento.

O prémio tem o valor de 1 milhão e 900 mil euros.

Fontes: Ciência Hoje, RTP

Sem comentários: