domingo, 9 de março de 2008

Democracia - originalidades portuguesas 1


O Sr. Ministro Augusto Santos Silva tem um problema com a Democracia.

Homem por quem tenho o maior respeito, Augusto Santos Silva pensa que o Partido Socialista é dono do regime democrático português.

Daí que qualquer cidadão que se manifeste à porta de uma sede do Partido Socialista quando um ministro lá comparece está a "intimidar" os militantes socialistas. Já o mesmo tinha dito o Sr. Primeiro Ministro quando, há umas semanas, um conjunto de pessoas se manifestou à porta da sede do PS, no Largo do Rato.

Para ASS, o regime democrático resulta da manifestação que o PS fez em 1975 na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa.

Estranha forma de ver a História!

Mas, independentemente desta estranha visão da História, seria bom que ASS e o Governo nos explicasse o que foi a PSP fazer às Escolas nos dias anteriores à Manifestação que hoje se realizou.

Já agora, era bom que ASS, o Governo de que faz parte e o PS nos dissessem o que pensam da democracia participativa, aquela que não se faz só na Assembleia da República, mas sim nas Associações, Movimentos de Cidadãos, Sindicatos, Comissões de Trabalhadores, Autarquias e nas Manifestações de rua. A tal manifestação de 1975 foi na rua, não foi em casa de Mário Soares ou ASS.

1 comentário:

João do Lodeiro disse...

!Ficou-lhe muito mal! Eu acho que não basta ter contribuído para a democracia, se é que algum dos actuais membros do governo contribuiu o que quer que fosse, se depois a memória se lhes apaga e lhes sobe o poder à cabecinha. Porque esta coisa de mandarem policias às escolas, à boa maneira da PIDE, para intimidar os professores é tudo menos democrática!