sábado, 5 de abril de 2008

A Marcha do Sal


No dia 12 de março de 1930, Mahatma Ghandi e vários discípulos iniciaram uma marcha em protesto contra o domínio britânico na Índia. A caminhada, de quase 400 kilómetros, durou 25 dias em direção ao litoral. Gandhi e os seus seguidores paravam de cidade em cidade para descansar, conseguindo assim mais simpatizantes. O protesto foi incitado pelo facto de que, naquela época, os indianos eram obrigados a comprar produtos industrializados do Reino Unido, sendo proibidos inclusivé de extrair sal no seu próprio país.

No dia 6 de Abril, depois do banho, ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar, e o seu gesto foi repetido simbolicamente pelos milhares de indianos ali presentes. Em resposta e esses actos, os britânicos prenderam mais de 50 mil indianos, entre eles o próprio Gandhi.

Mesmo com a prisão de Ghandi, a marcha continuou, em direção às salinas ao norte de Bombaim. Aproximaram-se em silêncio dos depósitos de sal, guardados por 400 polícias, que investiram contra eles com cassetetes. Os protestantes foram caindo, sem esboçar gestos de defesa. Cada coluna que avançava era igualmente abatida.

Sem comentários: