terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho


Hoje é dia de S. Martinho

Leonor Pinhão, no Correio da Manhã, escreveu este texto a propósito:

Hoje é Dia de São Martinho. Conhecem o milagre que lhe deu a santidade? Martinho era um soldado romano. Num dia de Inverno, passava Martinho a cavalo por Amiens quando foi interrompido na sua marcha por um pobrezinho, tiritando de frio, que lhe pediu esmola.
Martinho não tinha trocos. Decidiu--se, então, por dividir a magnífica capa vermelha com que se abrigava da intempérie. Com a sua espada cortou-a de um golpe, deu metade da capa ao sem--abrigo e logo o Sol despontou com tal intensidade que mais parecia estar-se no Verão. Eis o milagre que justifica o fenómeno meteorológico dos dias de calor nesta altura do ano. Aprenda-se com Martinho. É que não é preciso dar tudo, basta dar metade para obter os favores do Céu. Curiosa moral.


Do Blogue S. Martinho, aprendemos mais um pouco:

São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hotéis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados... dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série infindável de localidades de Beli Benastir, na Croácia, a Buenos Aires, na Argentina, passando, evidentemente, por numerosíssimas sítios de Norte a Sul de Portugal.

O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.

Assim, em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; mas de resto, e por todo o lado, as pessoas andam ocupadas nas actividades mencionadas nos provérbios sobre este dia: assam-se castanhas, prova-se o vinho...

Sem comentários: