segunda-feira, 31 de março de 2008

Disco recomendado - Miles Davis "Kind of Blue"

Curiosidades da língua portuguesa - "Pensar na morte da bezerra"


Pensar na morte da bezerra

Esta expressão na verdade está errada; a expressão correcta é: pensar na morte do Bezerra, pois tem origem no apelido de um homem - Bezerra; este homem foi acusado de um crime hediondo na cidade do Porto; os populares, revoltados, espancaram-no durante vários quilometros até à ribeira do Porto; a morte foi tão violenta que desde então, quando se via alguém com um ar pensativo e distante dizia-se estás a pensar na morte do Bezerra; a expressão foi-se modificando e hoje apresenta-se desta forma.

Lisboa - Lisboa está de luto - fechou o Quarteto

Sites a não perder 2 - Fado - a alma de um Povo

sábado, 29 de março de 2008

Contra a fúria higienista da UE


"Europa está louca em destruir culturas locais"


Numa entrevista ao jornal Expresso de hoje, Carlo Petrini, fundador da Slow Food,afirma: "Se os portugueses querem deitar borda fora um património centenário de tradições alimentares são livres de o fazer, mas que se preparem também para perder o património da sua identidade. E saibam ainda que, antes deles, a Espanha, a Itália e a França lutaram por manter o seu e conseguiram-no."

Ao lermos a entrevista chegamos à conclusão que é possível defender e preservar tradições alimentares que, a serem aplicadas as regras "higienistas" da UE, se vão perder. Além disso, as directivas da UE prevêem excepções, já aplicadas nos referidos países. Cabe aos produtores e artesãos, mas também às populações, lutarem pelo seu património.

Não podemos cruzar os braços.

Fonte: Expresso

Avaliações...


"É nulo e de nenhum efeito todo o acto que implique coacção, prejuízo ou discriminação sobre qualquer trabalhador por motivo de adesão à greve....é contra-ordenação muito grave todo o acto do empregador que implique coacção sobre o trabalhdor no sentido de não aderir à greve ou que o prejudique ou discrimine por motivo de aderir ou não à greve." - do Código do Trabalho em vigor.

Vem esta citação a propósito da ficha de avaliação de desempenho, hoje divulgada na comunicação social, de quatro Centros de Saúde de Lisboa (Sete Rios, Benfica, Lumiar e Alvalade) em que as faltas por "greve, impedimento legal e nojo" são contabilizadas para efeitos da avaliação dos médicos.

O que será que mais nos espera?

Fonte: Expresso

quinta-feira, 27 de março de 2008