quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sites a não perder 10 - Mundo dos Orixás


Sylvinha Araújo


Cartoons - Zimbawue - um ditador sanguinário

Cartoon de Rainer Hachfeld

O G8 e Darfur


Daqui a menos de 2 semanas os líderes dos países do G8 – EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Rússia – vão reunir-se no Japão para debater os problemas da globalização.

Se a violência no Darfur – com 300 mil mortos e 2,5 milhões de refugiados – não é um problema da globalização, então qual será?

É preciso agir!

Disco recomendado - Rosa Passos "Romance"


EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Curiosidades da língua portuguesa - "Agora é que a porca torce o rabo"

Agora é que a porca torce o rabo

Significado: Agora é que começam as dificuldades.

Origem: Desconhece-se a origem dessa expressão, mas sabe-se que a palavra porca é do gosto popular para significar algo desagradável ou não muito desejado, aparecendo sempre com uma carga semântica negativa, como se pode verificar noutra expressão popular, porca de vida (simbolizando «vida difícil, atribulada»).

Talvez porque a porca (e o porco, também) viva, habitualmente, num chiqueiro, tenha muitos filhos de cada ninhada (o que pressupõe sofrimento, preocupações…) e pareça andar sempre à procura de qualquer coisa para comer, chafurdando na lama…

De qualquer modo, depreende-se o sentido de «dificuldades» a partir do verbo torcer, que implica «dobrar, entortar», algo que obriga a que se altere uma determinada forma, a que se force a posição natural, sujeitando o corpo a outra.

Continua a crise no Zimbawué


O chefe da oposição zimbabueana, Morgan Tsvangirai, refugiou-se hoje na embaixada da Holanda em Harare.

Marcha LGBT 2008


Congresso Feminista 2008

Realiza-se de 26 a 28 de Junho, em Lisboa

Cinema - Clássicos - "O Nascimento de uma nação" - 16




Realização: D. W. Griffith

domingo, 22 de junho de 2008

Nelson Mandela - 90 anos I


Dê os parabéns a Nelson Mandela

Liberdade para Junichi Sato e Toru Suzuki


Estes dois activistas da Greenpeace estão presos no Japão acusados de terem roubado uma caixa com restos de uma baleia como prova de uma caça a esta espécie neste país.

É preciso libertá-los.

Portugal num Clima em Mudança


Grandes actrizes - Cyd Charisse










Sites a não perder 9 - Times Archive

200 anos de notícias

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Adeus Euro 2008


A Selecção portuguesa despediu-se do Euro ao perder com a Alemanha por 2-3.
Jogou bem, mas não chegou.
Por mim estou grata ao trabalho da equipa técnica e dos jogadores.
Paralelamente, acaba também a era Scolari. Que venha um seleccionador tão bom ou melhor é o que se espera.

domingo, 8 de junho de 2008

Mais um jornalista morto


Jornalista afegão da BBC morto no sul do país.

8 de Junho de 1958 - Humberto Delgado

A 8 de Junho de 1958 realizaram-se as "eleições" presidenciais que "elegeram" Américo Tomás e onde foi "derrotado" Humberto Delgado.

Os delegados da oposição foram impedidos de inspeccionar o funcionamento das assembleias de voto. Delgado contabilizou 232.528 votos. Tomás 758.998. O New York Times, comentando, diz que Salazar poderia até ter escolhido o primeiro polícia de trânsito que lhe surgisse no caminho...

Salazar terá desabafado para um colaborador: se a campanha de Delgado se tivesse prolongado por mais um ou dois meses, ele tinha ganho as eleições...

Desde essa data nunca mais houve eleições presidenciais directas durante o Estado Novo.

Lisboa - Praça das Flores


A Câmara Municipal de Lisboa, os seus vereadores Marco Perestrello e José Sá Fernandes acharam por bem alugar a Praça das Flores, durante 17 dias, a uma marca de automóveis, a Skoda. Durante estes 17 dias, a Skoda realizará várias festas nocturnas de lançamento internacional de um seu novo modelo automóvel, ocupando ininterruptamente a praça.

Ninguém terá acesso à Praça das 17,00h à 01,00h, pois a "festa" é privada. Isto a troco de 150 mil euros e da reabilitação do jardim central.

Se isto continua assim, os nossos jardins podem passar a ser alugados a lançamentos de todo o tipo e retirados aos lisboetas.

Há que dizer não!

A fome como arma política


O Governo de Harare ordenou a suspensão das actividades das organizações não-governamentais a operarem no país, responsáveis pela assistência alimentar a mais de quatro milhões de pessoas.

Grandes Fotógrafos - Robert Capa 2 (Desembarque na Sicília)



Cinema - Clássicos - "O Nascimento de uma nação" - 14




Realização: D. W. Griffith

sábado, 7 de junho de 2008

Petição - A favor da abertura de pólo da Cinemateca Portuguesa na cidade do Porto


A cidade do Porto sofre de vários e complexos problemas na área da cultura, como é do conhecimento geral. No entanto, esta situação não é generalizável a todo o país.

Efectivamente, Lisboa continua a usufruir de forma centralizada dos serviços de certas instituições culturais que deveriam fazer jus ao seu âmbito nacional, como, por exemplo, a Cinemateca Portuguesa, um organismo público suportado pelos contribuintes a nível nacional.


No Porto, é de grande interesse público a criação de uma extensão da Cinemateca, o que permitiria acabar com a carência de exibição cinematográfica sentida na cidade, ao nível da produção anterior à década de 90.

Os abaixo-assinados estão cientes desta situação e acreditam que,

- sendo insustentável que o funcionamento da Cinemateca não esteja de acordo com o seu âmbito nacional; - sendo intolerável que a cidade de Lisboa, apenas por via desta instituição, tenha acesso, por dia, a cinco filmes na sua maioria anteriores à década de 90, enquanto que o Porto passa vários meses sem poder ver uma obra histórica relevante;
- havendo várias manifestações cívicas, associativas e pessoais, a reivindicarem o alargamento do âmbito do organismo em questão,

é fundamental e urgente a criação de um pólo da Cinemateca Portuguesa na cidade do Porto.


Pode assinar aqui.

Cartoons - "Não estou nada impressionado"

Geronimo (06/06/1829-17/02/1909)