domingo, 29 de março de 2009

"As ideias que o Governo roubou"


Num artigo no Expresso deste Sábado, o jornalista Filipe Santos Costa, faz uma breve análise sobre a falta de ética deste governo. Chama-se "As ideias que o Governo roubou" e dá-nos alguns exemplos de como este governo "trabalha":

Novembro de 2007 - o CDS propôs a que a vacina contra o cancro do colo do útero passasse a fazer parte do plano nacional de vacinação. Proposta que já tinha sido feita 7 meses antes pelo Partido Os Verdes. A proposta foi chumbada pelo PS porque era necessário "aguardar pela recomendação técnica da Direcção Geral de Saúde." Uma semana depois, o 1º Ministro foi anunciar ao Parlamento a inclusão da vacina no plano nacional de vacinação (sem o tal parecer).

Casamento entre homossexuais: Chumbo do PS às propostas do BE e Verdes. Quatro meses depois é uma das causas favoritas do PS.

Lei do divórcio: chumbo à proposta do BE. No mesmo dia o PS anunciou uma iniciativa semelhante.

Provedor do crédito: a 17 de Dezembro, o CDS propôs a criação de um mediador do crédito. O governo ignorou. Na semana passada foi anunciada a criação de um Provedor.

E os exemplos continuam: adiamento do aumento da taxa social única nos contratos a termo, emissão de dívida pública para pagamento das dívidas do Estado aos fornecedores, etc..

Propostas da oposição rejeitadas e posteriormente apresentadas como medidas governamentais.

Sem comentários: