quarta-feira, 11 de março de 2009

Curiosidades da língua portuguesa - "Pano para mangas"

Significado: Não ter pano para mangas significa não ter por onde se alargar, não dispor de recursos suficientes para o que quer fazer, ter só alguns recursos, mas não todos os que permitiriam fazer tudo o que quer, tudo bem ou perfeito.

Ter pano para mangas significa ter muitos recursos, ter muitas potencialidades, ter muitos aspectos, ser extenso.

Dar mangas é uma expressão menos utilizada: significa fornecer meio ou ocasião para fazer alguma coisa.

Origem: Literalmente falando, não ter pano para mangas significa não ter tecido suficiente para fazer as mangas da peça de vestuário. Ora, a manga, embora seja uma parte importante da referida peça, pode não existir, ou seja, a sua ausência não inviabiliza por completo a peça de vestuário: pode haver uma blusa sem mangas, um vestido sem mangas, uma camisola sem mangas ou, mesmo, em extremo, um casaco sem mangas.

Assim, quando alguém diz que não tem pano para mangas, pretende, em sentido figurado, dizer que não pode ir muito longe, não dispõe de muitos recursos, está limitado, ou, mesmo, que está atarefado, não podendo prestar atenção a tudo ou a todos que a solicitem.

Com a afirmação esse assunto tem pano para mangas, pretende dizer-se que esse assunto vai dar muito que falar, tem muitos aspectos que vão permitir que se discuta longamente sobre ele. Com o mesmo sentido, existe dar pano para mangas. Se um tema dá pano para mangas, tal significa que vai permitir muita discussão, muitos comentários.

Sem comentários: