quarta-feira, 4 de março de 2009

Tribunal Russell para a Palestina

António Avelãs – Presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa
António Eloy – Vice-Presidente da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional
Baptista Bastos – jornalista e escritor
Domingos Lopes – Presidente do Fórum pela Paz e os Direitos Humanos
Eduardo Pinto Pereira – membro do CIDAC - Centro de Documentação e Informação Amílcar Cabral
Henrique SousaATTAC Portugal/Grupo de Trabalho para a Paz e os Direitos Humanos
José Manuel Pureza – coordenador do Núcleo de Estudos para a Paz da Universidade de Coimbra
Manuel Martins Guerreiro – membro da Associação 25 de Abril e da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional
Maria Helena Gonçalves – sindicalista do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa
Mário Tomé – coronel, da direcção do Fórum pela Paz e os Direitos Humanos
Paula CabeçadasATTAC Portugal/Grupo de Trabalho para a Paz e os Direitos Humanos
Ulisses Garrido – sindicalista da CGTP e da direcção do Fórum pela Paz e os Direitos Humanos
Vasco Lourenço – coronel, Presidente da Associação 25 Abril
Vítor SantosATTAC Portugal/Grupo de Trabalho para a Paz e os Direitos Humanos
Vítor SarmentoATTAC Portugal/Grupo de Trabalho para a Paz e os Direitos Humanos

Estes cidadãos portugueses apoiam a criação do Tribunal Russell sobre a Palestina, lançado hoje em Bruxelas e enviaram o texto abaixo à Bertrand Russell Peace Foundation:

Tomámos conhecimento do texto do apelo divulgado para a constituição do Tribunal Russell sobre a Palestina, e da composição inicial do seu Comité de Apoio, que saudamos como uma importante iniciativa pública para impulsionar um mais forte e mais amplo movimento de solidariedade e exigência internacional para a resolução do conflito israelo-palestiniano na base do respeito pelo direito internacional e pelas resoluções das Nações Unidas.

Queremos manifestar-vos a nossa disponibilidade para apoiar e participar activamente no processo de constituição da representação em Portugal do Tribunal Russell sobre a Palestina, que esperamos possa contribuir, também no nosso País, para uma mais alargada e activa corrente de solidariedade com a causa dos direitos do povo palestiniano e com a construção duma paz justa e duradoura no Médio Oriente.

Somos participantes activos de diversas organizações sociais e cívicas, empenhados nos movimentos e iniciativas que respeitam à causa da paz e dos direitos humanos. Queremos dizer-vos que podem contar com a nossa contribuição e colaboração, ao lado certamente de muitos outros, para o sucesso deste nobre projecto.


Esta iniciativa já conta com muitos apoios a nível internacional, nomeadamente, Judith Butler, Noam Chomsky, Mairead Corrigan-Maguire, Eduardo Galeano, Juan Goytisolo, Ken Loach, Harold Pinter e José Saramago.

1 comentário:

Anónimo disse...

Congratulo-me com o apoio deste grupo de personalidades ao Tribunal Russell sobre a Palestina. Estive presente numa reunião do MPPM em Lisboa no dia 14 de Fevereiro em que um dos organizadores do Tribunal, o belga Pierre Galand, falou sobre a iniciativa. Sei por isso que há mais gente, inclusivé "personalidades conhecidas", que estariam dispostos a apoiar esta iniciativa e a dar o seu nome por ela. Alguns são associadas ao MPPM; outras, como eu, são independentes e não possuem essa preciosidade de pertencer ou estar activo numa organização. Nessa reunião até intervim sobre o assunto nesse sentido e falei com algumas pessoas cujos nomes estão nesta lista. Acho que houve uma possibilidade de lançar um Comité Nacional de Apoio em Portugal bastante mais abrangente de que o conjunto de personalidades aqui recolhidas. Mas ainda haverá tempo e mais oportunidades. Por favor de favor o esforço de ser o mais abrangente possível nesta esforço porque só assim ela poderá ter a influência que merece. Obrigado.
Alan Stoleroff