terça-feira, 2 de junho de 2009

Crise académica 1969 - Imagens inéditas

O Clube dos Jornalistas publicou estas imagens. Não podemos deixar de as partilhar:

A Crise Académica que estalou em 17 de Abril de 1969 e se prolongou até Setembro desse ano, foi registada, nas condições difíceis da altura, por inúmeros fotógrafos-estudantes cujo gosto pela fotografia foi desenvolvido com uma forte ligação à Secção Fotográfica (onde eu era Vice-Presidente) da Associação Académica de Coimbra de então.

Fui encontrar os originais em papel 30×40 bem guardados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, cujos responsáveis gentilmente me cederam um cd com a cópia digitalizada de quase 200 fotografias. Mas, 40 anos depois, as fotos sem datas, legendas ou contextualização, expostas de forma avulsa, perdem muito do seu interesse…

Assumi que iriam ficar todas arrumadinhas, organizadas, “legíveis”!

A forma mais expedita que encontrei para “arrumar a casa” foi juntar-me com um Amigo e Condiscípulo (o Joca), e preparar um power point que vos pudesse contar um pouco da heróica luta dos estudantes de Coimbra.

Muitas das fotos passaram-me pelas mãos, tirei muitas delas! Imaginem a emoção que foi manipular todo este acervo, hoje histórico…

Aqui está o resultado do nosso esforço de recordações e memórias…

Este pps vai com “qualidade reduzida” para poder “viajar” sem encher muito as vossas caixas de e-mail.

Abraços e espero que gostem…

JV

Sem comentários: