quinta-feira, 23 de julho de 2009

QUESTIONÁRIO A TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS PORTUGUESES


A pouco tempo das eleições legislativas, é altura de fazer perguntas aos partidos concorrentes. É o que faz o MIL ao entregar hoje este questionário no Parlamento. Vamos aguardar pelas respostas.

QUESTIONÁRIO A TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS PORTUGUESES

Sendo o MIL - MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO um movimento cultural e cívico que defende a Convergência Lusófona, ou seja, o reforço dos laços entre os países lusófonos a todos os níveis – não só cultural, mas também social, económico e político –, perguntamos a todos os partidos políticos portugueses, que concorrerão às próximas eleições legislativas, o seguinte:

1) Que medidas concretas defendem para o reforço da CPLP?

2) Concordam, por exemplo, com a criação de instituições como um Parlamento Lusófono ou um Banco Lusófono de Cooperação?

3) E com a criação de uma Força Lusófona de Manutenção de Paz, tão actualmente necessária, por exemplo, na Guiné-Bissau, como o MIL propôs em Petição: http://www.PetitionOnline.com/mil1001/petition.html?

4) E com a criação de um Passaporte Lusófono, proposta igualmente por nós lançada numa Petição: http://www.gopetition.com/online/20337.html?

5) Finalmente, qual a vossa posição sobre a entrada em vigor do Acordo Ortográfico e que medidas defendem para a dinamização do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, bem como do Instituto Camões? A esse respeito, consideram que o Estado Português deve tomar alguma posição sobre o que se passa actualmente na Galiza, onde se assiste a um processo de castelhanização forçada da língua?

Sem comentários: