quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Petição "Preserve-se a memória de Abril - Proteja-se a casa onde nasceu Salgueiro Maia"


Destinatário: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

Considerando a importância que a figura do tenente-coronel Salgueiro Maia teve na implantação do regime democrático, importância que nos dispensamos de recordar, pois V. Exª. e os Exmos. Senhores Deputados por certo reconhecem que sem a acção corajosa de Salgueiro Maia e dos seus companheiros do Movimento das Forças Armadas (MFA), a democracia e, consequentemente, o funcionamento do órgão de soberania que V. Exª. superiormente dirige, tardariam em assumir o papel que têm actualmente na vida dos Portugueses, vêm os signatários desta petição solicitar a atenção da Assembleia da República para a situação em que se encontra a casa onde Salgueiro Maia nasceu, na vila de Castelo de Vide.

A residência encontra-se em acentuado estado de degradação. Há o perigo iminente que a sua venda, anunciada em tabuleta colocada no local, dê lugar à demolição ou a um 'restauro' igualmente destruidor, apagando mais um marco da memória colectiva que liga o presente e a nova geração ao passado recente – à gloriosa Revolução de Abril e às figuras que a promoveram.

Respeitosamente, lembramos a V. Exª que a Democracia não pode ser defendida apenas com palavras – há momentos em que se torna necessário que o discurso dos políticos se consubstancie em actos. Parece-nos que estamos perante um desses momentos – deixar que a casa onde nasceu um dos heróis da Revolução de Abril seja destruída ou desfigurada, seria contribuir para que a memória dessa memorável madrugada se transforme em oratória vazia e o 25 de Abril de 1974 passe a significar para os Portugueses apenas mais um dia feriado.

Senhor Presidente, conhecemos o vosso amor à Liberdade e à Democracia, bem como o vosso passado de lutador antifascista e estamos crentes que o nosso apelo não será feito em vão.


Assinem!

Sem comentários: