quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Assim vai a Europa! - Hungria e a "Orbanização"


Afinal quantas velocidades tem a Europa? Fala-se na possibilidade de duas, a nível económico, os bem comportados e os mal comportados, como é o caso de Portugal. Mas há outras velocidadades; as da democracia e dos direitos dos cidadãos. E, neste caso, parecem ser muitas.

Exemplos da França e da Itália relativamente aos imigrantes e minorias étnicas já não notícia. Na Grécia, na Irlanda e em Portugal os direitos sociais são postos em causa para que a velocidade económica seja só uma. Agora chegou a vez da Hungria.

A Hungria aprovou uma nova Constituição que á acusada de condicionar liberdades fundamentais: deixou de ser República, reduziu o parlamento e as eleições com uma só volta penalizam os pequenos partidos, na nomeação para os postos chave do aparelho de Estado, economia, justiça e exército, o mandato passa, em geral para 9 a 12 anos. Em relação à gestão da vida privada, Deus passa ser nomeado no preâmbulo da constituição, o embrião é um ser humano com direitos e o casamento só é autorizado entre homem e mulher. O subtítulo do documento é a seguinte frase: Deus abençoe os húngaros.

Os húngaros protestam e eu pergunto: Como é possível uma unidade europeia?

Sem comentários: