sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Notícias de Cuba (boas desta vez) - "Cuba levanta censura a 50 artistas"

Durante anos condenados ao silêncio nas rádios do seu país, 50 artistas cubanos deixaram agora de estar proibidos. Embora a lista nunca tivesse sido considerada oficial, nomes como Celia Cruz (já falecida), Gloria Estefan ou o pianista de jazz Bebo Valdés constavam de uma bem conhecida "lista negra", que ninguém ousava infringir.

Em comum, as 50 personalidades têm o facto de terem fugido de Cuba e se manifestarem contra Revolução Cubana e o regime de Fidel Castro. Mas, segundo divulgou a BBC, o governo considera agora que "a lista já cumpriu o seu propósito", pelo que decidiu aboli-la, num gesto que pretende ver interpretado como "sinal da abertura da ilha ao mundo".

A BBC cita funcionários de rádios de Havana. Além dos nomes citados, estão livres da censura o saxofonista Paquito d'Rivera, o cantor Willy Chirino, a cantora de bolero Olga Guillot e o intérprete espanhol Juio Iglesias. Artistas que, apesar da proibição, foram chegando aos cubanos graças às novas tecnologias e posterior comercialização das gravações no mercado negro.

Gloria Estefan é um dos casos mais conhecidos. A cantora deixou Cuba ainda bebé, quando a sua família, por motivos políticos, se mudou para Miami. Apesar de afastada das origens Gloria usou a música para manifestar as suas posições contra Fidel, como na canção "Cuba libre".

Já a cantora Celia Cruz, que começou a carreira no México e nunca voltou ao país natal, tornou-se um símbolo do exílio cubano, tendo usado sempre a sua popularidade para expressar a sua posição contra a situação no país.


Fonte: Expresso

Original: aqui

Sem comentários: