quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Mea culpa" - FMI


Uma equipa de técnicos do Fundo Monetário Internacional, liderada pelo economista-chefe Olivier Blanchard, defende, num relatório tornado público esta terça-feira, que as políticas defendidas pela instituição ao nível orçamental mostraram, desde o início da crise financeira em 2008, estar erradas em muitos pontos essenciais.

A reação do PSD ao relatório é extraordinária:

Marco António Costa acusou hoje o Fundo Monetário Internacional de "hipocrisia institucional", por fazer "proclamações em relatórios" onde reconhece excesso de austeridade, mas depois "mantém-se inflexível" nas negociações.

Como se até hoje o PSD e o governo tivessem feito alguma coisa para alterar o desastroso acordo feito. Caiu que "nem ginjas"! Numa altura em que não há desculpas para o governo não tentar renegociar o chamado Acordo de entendimento vem o FMI fazer uma mea culpa. Até parece que não é este partido que propõe os cortes nas pensões, que aumentou o horário de trabalho dos funcionários públicos para 40 horas, que quer despedir milhares de funcionários públicos, que, por sua vontade, os portugueses vivam no limiar da pobreza, Até parece que não é este partido que não toca nos fabulosos lucros da banca, que deixa Jardins Gonçalves e outros viverem como verdadeiros imperadores chineses. Até parece que este relatório do FMI é combinado. A dias das eleições autárquicas... E não sou má língua!

E a Troika não fala!

Este é o Relatório.

Sem comentários: