segunda-feira, 24 de julho de 2017

Corto Maltese - aniversário e filme


Corto Maltese é uma personagem de banda desenhada criada por Hugo Pratt: um marinheiro da Marinha Mercante. Nascido em La Valetta, na ilha de Malta, a 10 de Julho de 1887, filho de um marinheiro da Royal Navy, originário da Cornualha, e duma cigana originária de Sevilha, Corto tem nacionalidade britânica. Reside oficialmente em Antígua, Barbuda, nas Antilhas, apesar da sua única residência conhecida ser em Hong Kong. Diz Corto:

Il mio nome è Corto, Corto Maltese.
Sono nato a Malta, il 10 luglio del 1887, almeno così mi dicono.
Della mia prima infanzia ricordo una bandiera piena di croci e una barba rossa, quella di mio padre. Mia madre? Una gitana di Siviglia. Era talmente bella che il pittore Ingres se ne innamorò follemente, non so se sia vero, lei non mi parlava mai di queste cose.


A primeira vez que Corto apareceu foi no livro A Balada do mar salgado publicado em 1967.

Sem comentários: