"A cultura de direita em Portugal" - um artigo de leitura obrigatória


Jurista, historiador e consultor do Presidente da República António Araújo edita um blogue de grande qualidade: Malomil.

Este artigo é um exemplo porque se deve acompanhar este blogue.

"Cenas da lutas de classes em Portugal" - um documentário





Filme/documentário/ensaio, do cineasta nova-iorquino Robert Kramer, (1939-1999) sobre o período revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Coadoção - Uma questão de Direitos Humanos


A 17 de maio de 2013, o parlamento aprovou uma lei que permite a coadoção por casais do mesmo sexo (veja aqui a diferença entre coadoção e adoção).

A 17 de janeiro de 2014, 8 meses depois, o mesmo parlamento aprovou a realização de um referendo sobre a matéria, acrescentando também a adoção (matéria que não tinha sido aprovada).

Independentemente de questões de ordem legal muito bem explicadas neste artigo de Isabel Moreira que, evidentemente, também se debruça sobre questões de ordem ética, cabe perceber o que realmente se passa.

De acordo com os subscritores da proposta de referendo, o que "está em causa" é perceber as consequências para as crianças coadotadas (ou adotadas) perante o facto extraordinário de terem duas mães ou dois pais em vez de um pai e uma mãe. Traumas? Discriminações? Pessoas que se vão tornar em delinquentes? Evidentemente que não!

Não há notícia de nada disto em relação às muitas e muitas crianças que vivem com dois pais ou duas mães. Do que se trata não é mais do que o horror por essas criaturas que são homossexuais. Por isso, é preferível que seja retirado às crianças o direito a serem felizes.

Este é um problema de Direitos Humanos: a discriminação de uma "minoria". O resto é hipocrisia.

As crianças que hoje têm essas famílias vão continuar a tê-las. Vão é ser mais infelizes.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Juan Gelman - "O poeta dos olhos tristes"


CXLIII

En el miedo a la muerte la muerte no vale la pena. Los afligidos no interesan, ni los tullidos por amor, ni el portentoso ingenio de un verano. Importa la luz recibida en forma de entrañas para verse. La sensación del cuerpo que termina no vive en rincón cerrado, crea su doble en estaciones impalpables y las alícuotas de pena sin notario. Una calandria ordena el fracaso de un fósforo apagado.


2013 Hoy, Seix Barral, Buenos Aires

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"The Ball"



A propósito da morte de Eusébio lembrei-me deste vídeo fantástico:

A rua é dos artistas - Vídeo


Este vídeo foi feito com base nas fotos publicadas neste site. São trabalhos maravilhosos de artistas de todo o mundo que fazem a rua sua.

"A Visualization Of World War II Like You've Never Seen Before"

Imagine how many soldiers died every time the colors changed. This is one of the first videos I've seen that conveys the scale and devastation of war without showing a single human being.

 World War II

3 de janeiro de 1960,"Documentário: A Fuga de Peniche "

A 3 de janeiro de 1960, 10 presos políticos fugiram do forte de Peniche. Este documentário é o testemunho de 3 desses anti fascistas.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Isaac Asimov's Predictions For 2014 From 50 Years Ago Are Eerily Accurate"


Fifty years ago, American scientist and author Isaac Asimov published a story in The New York Times that listed his predictions for what the world would be like in 2014.

Asimov wrote more than 500 books in his lifetime, including science fiction novels and nonfiction scientific books, so he was well-versed in thinking about the future.

In his article, called "Visit to the World's Fair of 2014," Asimov got a whole bunch of his guesses right -- and his other predictions are making us a little envious of his imagined future.


Artigo na íntegra aqui.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Em busca da Europa perdida"


Um excelente artigo de João Caraça no Público de hoje.