segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Casas de banho...

Na casa de banho de Dias Loureiro a que, "por necessidade", os inspectores tiveram acesso foi encontrada documentação relevante para o caso BPN. Como é óbvio, sem importância nenhuma. Segundo o próprio Dias Loureiro se os documentos fossem comprometedores não estariam em sua casa. Evidentemente! É melhor procurar a documentação noutros lados. O Sr. ex-conselheiro de Estado é que sabe.

Cartoons - Eleições no Japão


Cartoon de Chappatte

domingo, 30 de agosto de 2009

Cartoons - "Vem aí gripe!"

30 de Agosto - Dia Mundial dos Desaparecidos

Desenho de Munir Ahmad, 11 anos, Paquistão, para o seu tio Atiq-ur-Rehman, desaparecido a 25 de Junho de 2004, no dia do casamento

Manifestação de famílias de vítimas desaparecidas em Casablanca, Marrocos, 1 de Maio de 2009

Desenho de Shirmeen, 16 anos, Paquistão, pelo desaparecimento do tio Faisal Faraz, numa viagem a Peshawar em Julho de 2005

Desenho de Ali Bin Masood, 13 anos, Pakistan, sobre o desaparecimento do pai Masood Janjua, numa viagem a Peshawar em Julho de 2005

Desenho de Ali Bin Masood, 17 anos, Paquistão,sobre o desaparecimento do pai Masood Janjua, numa viagem a Peshawar em Julho de 2005

Desenho de Aishah, 13 anos, filha do desaparecido Masood Janjua, numa viagem a Peshawar em Julho de 2005

Desenho de Jannat, 10 anos, sobrinha do desaparecido Faisal Faraz, numa viagem a Peshawar em Julho de 2005

Desenho de Hanzala, 14 anos, filho do desaparecido Dr. Abid, em Setembro de 2005 enquanto esperava por um autocarro em Rawalpindi, Paquistão

Desenho de Humza, 16 anos, filho do desaparecido Dr. Abid, em Setembro de 2005 enquanto esperava por um autocarro em Rawalpindi, Paquistão

Dia Mundial dos Desaparecidos

Filme recomendado - "Inglourious Basterds"



Realização de Quentin Tarantino

"International Day of the Disapeared"

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Política à portuguesa! - "Avante"


O artigo de Leandro Martins, chefe de redacção do jornal Avante, sobre a entrevista de Ferro Rodrigues ao Expresso, é um primor do exemplo ao que pode chegar a baixeza na política.

O PCP, que tanto se arroga de estar acima das tricas da política e de uma ética acima de toda a suspeita, não contribui em nada para a credibilização da esquerda e, muito menos, para a credibilização da política enquanto actividade essencial num país democrático.

A reforma da Saúde nos EUA

Quem está contra a Reforma da Saúde nos EUA? Se "clicar" na imagem será elucidado.

Num país onde as Seguradoras foram, até hoje, a única entidade a que os cidadãos podiam recorrer, não é difícil imaginar.

Um trabalho da organização America's Future

Portugal é possível! - Telma Monteiro



"Como se programa a mente humana" - Festival Mundial de Ciência

Ted Kennedy

Edward Kennedy, o mais novo dos irmãos que marcaram uma época e uma geração nos EUA, morreu aos 77 anos.

For all my years in public life, I have believed that America must sail toward the shores of liberty and justice for all. There is no end to that journey, only the next great voyage. We know the future will outlast all of us, but I believe that all of us will live on in the future we make.

"Continuemos a fazer de conta"


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

1 minuto para salvar o mundo 3 - "Switch"

"Earth Condominium"





Earth Condominium

Prémios Pulitzer de Fotografia - 1960

Foto de Andrew Lopez

Cinema e Pintura

Do filme The River (1951) de Jean Renoir

Uma boa notícia


Liedson foi convocado para a Selecção. Será que pode fazer a diferença?

"Fim da crise só daqui a quatro anos"

Fim da crise só daqui a quatro anos, diz Joseph E. Stiglitz, prémio Nobel da Economia.

Felizmente, ainda há gente com humor


Nunca é tarde para aprender a lavar as mãos

A tão negligenciada literatura de casa de banho acaba de obter o significativo patrocínio do Estado. O recente panfleto que a Direcção-Geral de Saúde espalhou por todas as casas de banho públicas do País é, antes de tudo, inquietante - como toda a boa literatura deve ser. Intitulado "Como lavar as mãos?", o texto começa por ser magistral no modo como manipula a arrogância do leitor para, em primeiro lugar, provocar o riso. Um riso que depressa se torna amargo: em poucos segundos, o mesmo leitor que intimamente escarneceu da intenção de quem se propunha ensinar-lhe insignificâncias é tomado pelo assombro de verificar que nunca, em toda a vida, teve as mãos verdadeiramente lavadas. O panfleto apresenta um plano de lavagem das mãos em 12 (doze) passos, incluindo manobras de esterilização com as quais o cidadão médio jamais terá sonhado. Não haja dúvidas: estamos perante um compêndio da higiene manual e digital, uma bíblia da desinfecção do carpo e metacarpo. Este detalhado e rigoroso guia não deixa nem uma falangeta por purificar. Mas - e isto é que é terrível -, ao mesmo tempo que o faz, esfrega-nos na cara a nossa imundície passada e presente.

Ao primeiro passo da boa lavagem de mãos é atribuído, misteriosamente, o número zero: "Molhe as mãos com água." Trata-se, é claro, de um momento propedêutico em relação à lavagem propriamente dita, mas não deixa de ser surpreendente que a Direcção-Geral de Saúde não lhe reconheça dignidade suficiente para lhe atribuir um número natural. O passo número um vem então a ser o seguinte: "Aplique sabão para cobrir todas as superfícies das mãos." É aqui que começa a vergonha. Quem sempre ensaboou não deixará de sentir a humilhação de nunca ter aplicado sabão. A instrução encontra na linguística um cruel elemento diferenciador do grau de asseio: quem sabe lavar-se aplica sabão; os porcos ensaboam-se. Porcos esses que, como é óbvio, olham pela primeira vez para as mãos como extremidades dotadas de uma pluralidade de superfícies.

No passo número dois ("Esfregue as palmas das mãos, uma na outra", recomendação acompanhada de um desenho em que duas mãos se esfregam em movimentos circulares contrários ao movimento dos ponteiros do relógio), quem sempre esfregou no sentido inverso, como é o meu caso, sente que desperdiçou uma vida inteira de higiene pessoal. Os passos seguintes fazem o mesmo, embora em menor grau: em terceiro lugar há que "esfregar a palma da mão direita no dorso da esquerda, com os dedos entrelaçados, e vice-versa"; o quarto passo apela a que se esfregue "palma com palma com os dedos entrelaçados"; e o quinto passo aconselha uma fricção da "parte de trás dos dedos nas palmas opostas com os dedos entrelaçados". Bem ou mal, com os dedos mais ou menos entrelaçados, estes passos descrevem esfregas que estão ao alcance da imaginação de qualquer pessoa. A partir daqui, o caso piora de novo. O passo seis determina que se "esfregue o polegar esquerdo em sentido rotativo, entrelaçado na palma direita e vice-versa", em movimentos semelhantes aos que se fazem quando se acelera numa motorizada, e o passo sete recomenda que se "esfregue rotativamente para trás e para a frente os dedos da mão direita na palma da mão esquerda e vice-versa". O cuidado posto nestes preceitos amesquinha quem até aqui se limitava a esfregar as mãos uma na outra, descurando, por exemplo, o papel que os dedos devem desempenhar, e logo rotativamente, na higiene.

Enxaguar as mãos é o passo oito. Secar as mãos com toalhete descartável, o passo nove. Mas o passo dez volta a revelar que o processo é complexo: "Utilize o toalhete para fechar a torneira, se esta for de comando manual." A torneira deve, por isso, continuar a correr durante todo o passo nove, provavelmente para prevenir eventuais emergências de enxaguamento, sendo fechada apenas no passo dez. O décimo primeiro passo é o mais interessante: "Agora as suas mãos estão limpas e seguras." A contemplação da limpeza e segurança das mãos constitui, portanto, um passo autónomo neste processo de lavagem manual. No fim da lavagem, falta apenas, com as mãos impecavelmente limpas (e seguras), sair da casa de banho abrindo a porta em que toda a gente mexeu. E, creio, voltar atrás para repetir o processo.

Artigo de Ricardo Araújo Pereira na Visão

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Novos Fotógrafos - Miguel Franco

















"Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII"

WASHINGTON, 2007, June 22 - A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)

Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII

Uma viagem extraordinária sobre Portugal e os Descobrimentos - A não perder!

Kim Dae-Jung - um campeão dos Direitos Humanos




Kim Dae-Jung

Os crimes da CIA


A controvérsia nos EUA:





Os relatórios

Por nós não há nenhuma controvérsia. A CIA torturou suspeitos. Quais foram acusados inocentemente só porque não aguentaram?

Grandes actrizes - Ingrid Bergman - 3





















Ingrid Bergman