segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Portugal na imprensa estrangeira - "Portugal se deshace de Miró"


A vergonha da venda dos quadros de Miró: Christie’s subastará a principios de febrero en Londres una particular colección de arte, un conjunto de 85 obras del artista mallorquín Joan Miró valoradas en 35 millones de euros (pero que podrían alcanzar los 80 millones), perteneciente desde 2008, por una serie de carambolas, fraudes y desastres financieros, al Estado portugués.

"A cultura de direita em Portugal" - um artigo de leitura obrigatória


Jurista, historiador e consultor do Presidente da República António Araújo edita um blogue de grande qualidade: Malomil.

Este artigo é um exemplo porque se deve acompanhar este blogue.

"Flâneur Walter Benjamin" - para ver



Walter Benjamin

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Coadoção - Uma questão de Direitos Humanos


A 17 de maio de 2013, o parlamento aprovou uma lei que permite a coadoção por casais do mesmo sexo (veja aqui a diferença entre coadoção e adoção).

A 17 de janeiro de 2014, 8 meses depois, o mesmo parlamento aprovou a realização de um referendo sobre a matéria, acrescentando também a adoção (matéria que não tinha sido aprovada).

Independentemente de questões de ordem legal muito bem explicadas neste artigo de Isabel Moreira que, evidentemente, também se debruça sobre questões de ordem ética, cabe perceber o que realmente se passa.

De acordo com os subscritores da proposta de referendo, o que "está em causa" é perceber as consequências para as crianças coadotadas (ou adotadas) perante o facto extraordinário de terem duas mães ou dois pais em vez de um pai e uma mãe. Traumas? Discriminações? Pessoas que se vão tornar em delinquentes? Evidentemente que não!

Não há notícia de nada disto em relação às muitas e muitas crianças que vivem com dois pais ou duas mães. Do que se trata não é mais do que o horror por essas criaturas que são homossexuais. Por isso, é preferível que seja retirado às crianças o direito a serem felizes.

Este é um problema de Direitos Humanos: a discriminação de uma "minoria". O resto é hipocrisia.

As crianças que hoje têm essas famílias vão continuar a tê-las. Vão é ser mais infelizes.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Juan Gelman - "O poeta dos olhos tristes"


CXLIII

En el miedo a la muerte la muerte no vale la pena. Los afligidos no interesan, ni los tullidos por amor, ni el portentoso ingenio de un verano. Importa la luz recibida en forma de entrañas para verse. La sensación del cuerpo que termina no vive en rincón cerrado, crea su doble en estaciones impalpables y las alícuotas de pena sin notario. Una calandria ordena el fracaso de un fósforo apagado.


2013 Hoy, Seix Barral, Buenos Aires

New York em 2020


Stunning Images Show What New York City Could Look Like in the Near Future

domingo, 12 de janeiro de 2014

Assim vai a Europa! - "El peligroso juego del ‘aguilucho’"


Empezó como una fiebre de verano. Con la solanera de agosto brotó un sarpullido de casos de militantes de Nuevas Generaciones del PP de Valencia que subían a Twitter y Facebook fotos donde posaban, ufanísimos, junto a iconos nazis y banderas de España con el águila franquista. La erupción, calificada de “chiquillada” por Alfonso Rus, presidente popular de la Diputación valenciana, se contagió a miembros de las juventudes de Castilla-La Mancha, que fueron reprendidos concariñosas broncas de sus mayores.“Cuando se es joven, se pueden permitir licencias que de mayores son imperdonables”, declaró, paternal, Arturo Torró, alcalde de Gandía, sobre la “broma” de Daniel Terrades, secretario de Nuevas Generaciones de su pueblo, que publicó una imagen suya posando con el brazo en alto. Tuvo que pasar el mes para que Esteban González Pons, vicesecretario de Estudios y Programas del Partido Popular, declarara que “quienes cometen la estupidez de fotografiarse o mofarse haciendo gestos nazis o fascistas no merecen pertenecer al PP”. Y anunciara la apertura de expedientes.

"Using Mirrors To Show Police What They Have Become"


Protest of mirrors held to commemorate Nov. 30 police beating of demonstrators

Agatha Christie - m. 12/01/1976





Agatha Christie

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Simone de Beauvoir


A 1ª entrevista na Televisão.

"As lutas pela memória de Eusébio"


Mais um excelente artigo de Nuno Domingos.

As cataratas do Niagara congelaram: fotos a ver


O frio polar que nós últimos dias tem "congelado" cerca de um terço dos Estados Unidos pintou também de branco as Cataratas de Niagara, na fronteira com o Canadá. A tempestade "Hércules" fez juz ao nome e congelou boa parte das cataratas. A água gelada do rio Niagara formou uma "ponte de gelo", levando as autoridades a emitir um alerta de inundações na região.

Vale a pena ver este vídeo


Des milliers d'étourneaux présentent un spectacle fascinant dans le ciel

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Isaac Asimov's Predictions For 2014 From 50 Years Ago Are Eerily Accurate"


Fifty years ago, American scientist and author Isaac Asimov published a story in The New York Times that listed his predictions for what the world would be like in 2014.

Asimov wrote more than 500 books in his lifetime, including science fiction novels and nonfiction scientific books, so he was well-versed in thinking about the future.

In his article, called "Visit to the World's Fair of 2014," Asimov got a whole bunch of his guesses right -- and his other predictions are making us a little envious of his imagined future.


Artigo na íntegra aqui.