quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ai, Lisboa, Lisboa! - "Requalificação" do Príncipe Real



"Requalificação" do Príncipe Real

A Câmara Municipal de Lisboa, CML, está a proceder ao que qualifica como a "requalificação do Jardim França Borges" mais conhecido por Jardim do Príncipe Real.

Em folheto encontrado nas caixas de correio dos moradores da zona informa a CML que a "requalificação" do Jardim incidirá na substituição dos pavimentos, em acrescentar mais bancos e em cortar algumas árvores supostas doentes.

Ora o que se está a verificar, duas semanas após o início da requalificação, é a descaracterização do antigo jardim romântico à inglesa, datado de 1869, cujo desenho se deve a João Francisco da Silva, tendo sido já, dia 23 de Novembro, cortadas algumas das árvores centenárias em torno do lago. Temos sérias dúvidas se essas árvores mereciam tal sorte pois não apresentavam sinais de doença nem muito menos de estarem sem vida. Seriam velhas mas não estavam doentes sem tratamento possível, longe disso. E eram belas, eram parte da alma do Jardim.

Foram também cortadas meia dúzia das árvores relativamente novas e em perfeito estado de saúde que bordejavam o jardim no topo norte junto ao quiosque dos jornais. Hoje dia 24 prossegue o abate.

Além do corte das dessas árvores arrancaram os gradeamentos que estavam em perfeito estado e protegiam da incivilidade de muitos dos nossos concidadãos alguns dos canteiros. Serão repostos?

Por não sabermos que mais atentados se estão a preparar ao jardim os signatários exigem que a CML coloque a debate público o plano dito de requalificação do Jardim e pare imediatamente de tomar medidas irreversíveis como o abate das árvores acima referido.

Lisboa, 24 de Novembro de 2009

Os amigos do Jardim do Príncipe Real

Assinem!

Sem comentários: