segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Engenharia genética

Jornada Mundial das Cidades para a Vida 2009


A Jornada Mundial das Cidades para Vida / Cidades contra a Pena de Morte, "Cities For Life / Cities Against the Death Penalty", celebra-se todos os anos no dia 30 de Novembro, em memória do aniversário da primeira abolição da pena de morte por parte de um estado europeu, o Grão-Ducado de Toscana, norte de Itália, em 1786.

Este ano, são 46 as cidades portuguesas que se unem à iniciativa, mais de mil cidades em todo o mundo, entre elas 59 capitais, em 81 países dos cinco continentes, cada uma delas iluminando simbolicamente um monumento contra a pena de morte.

Muro de Berlim - 20 anos - 11 - "Guerra Fria" - 7

Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 24


23º Album (1976) - Obélix et Compagnie de René Goscinny e Albert Uderzo

sábado, 28 de novembro de 2009

Filme recomendado - "Tetro"


Magnífico!
Realização de Francis Ford Coppola

Frases célebres 25 - Camilo Castelo Branco

Os dias prósperos não vêm ao acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.


"Pictoplasma"

Gangpol & Mit / Faits divers / Dvd Teaser / Pictoplasma from Gangpol & Mit on Vimeo.


Muito bom!

Jovens activistas bielorussos

Cartoons - "O dia D(érbi)"

Cartoon de Henrique Monteiro

Disco recomendado - Dinah Washington - "Blues for a Day"


Muro de Berlim - 20 anos - 11 - "Guerra Fria" - 5

Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 22


21º Album (1974) - Le Cadeau de César de René Goscinny e Albert Uderzo

Está de volta! - Há Jazz em Cascais!


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ai, Lisboa, Lisboa! - "Requalificação" do Príncipe Real



"Requalificação" do Príncipe Real

A Câmara Municipal de Lisboa, CML, está a proceder ao que qualifica como a "requalificação do Jardim França Borges" mais conhecido por Jardim do Príncipe Real.

Em folheto encontrado nas caixas de correio dos moradores da zona informa a CML que a "requalificação" do Jardim incidirá na substituição dos pavimentos, em acrescentar mais bancos e em cortar algumas árvores supostas doentes.

Ora o que se está a verificar, duas semanas após o início da requalificação, é a descaracterização do antigo jardim romântico à inglesa, datado de 1869, cujo desenho se deve a João Francisco da Silva, tendo sido já, dia 23 de Novembro, cortadas algumas das árvores centenárias em torno do lago. Temos sérias dúvidas se essas árvores mereciam tal sorte pois não apresentavam sinais de doença nem muito menos de estarem sem vida. Seriam velhas mas não estavam doentes sem tratamento possível, longe disso. E eram belas, eram parte da alma do Jardim.

Foram também cortadas meia dúzia das árvores relativamente novas e em perfeito estado de saúde que bordejavam o jardim no topo norte junto ao quiosque dos jornais. Hoje dia 24 prossegue o abate.

Além do corte das dessas árvores arrancaram os gradeamentos que estavam em perfeito estado e protegiam da incivilidade de muitos dos nossos concidadãos alguns dos canteiros. Serão repostos?

Por não sabermos que mais atentados se estão a preparar ao jardim os signatários exigem que a CML coloque a debate público o plano dito de requalificação do Jardim e pare imediatamente de tomar medidas irreversíveis como o abate das árvores acima referido.

Lisboa, 24 de Novembro de 2009

Os amigos do Jardim do Príncipe Real

Assinem!

E aqui está a nossa liberdade de imprensa

A 12 de Novembro, Pedro Lomba publicou este artigo no jornal Público. A 16 foi dispensado do Diário Económico. Para bom entendedor...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Centro de Cultura Libertária

Muro de Berlim - 20 anos - 11 - "Guerra Fria" - 3

Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 20


19º Album (1972) - Le Devin de René Goscinny e Albert Uderzo

Pela Paz na Palestina


Dear President Obama,

Please know that I share your sense of urgency to bring peace to the Middle East.

Therefore, I pledge:

* to back your committed and persistent leadership in support of a negotiated two-state solution

* to work within my communities to build the political will that will enable you to take decisive and bold steps -- and to urge Congress to support you in this endeavor

* to make it known that an American President who dedicates himself to establishing a durable Israeli-Palestinian peace acts in the best interests of Israelis, Palestinians, the United States and our allies

* to support you in staying the course through difficult times and to celebrate your successes

In Hebrew, the words for wind and for spirit are one and the same -- ruach. As you work for peace, I promise that the ruach of the American Jewish people and our friends in the pro-Israel community will be at your back.

Assine!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Violência

Maria Graça Fonseca
82 anos

Na Quinta da Atalaia, Covilhã, um homem de 77 anos matou a sua companheira à facada.
Conceição Cardoso
47 anos

Baleada mortalmente pelo marido em Alvélos, Barcelos, no seguimento de discussões de ordem profissional.
Tânia Moreira
30 anos

Morta a tiro pelo companheiro, um guarda prisional, de 44 anos, com a sua arma de serviço, em São Julião do Total, Loures. Foi também vítima o ex-marido da mulher baleada. Tudo terá acontecido quando o homicida chegou a casa e viu a companheira com o ex-marido.

Maria Manuela Reis Antunes Margarido 49 anos

Esfaqueada até à morte pelo ex-marido, de 53 anos, dentro do seu carro, quando se preparava para ir trabalhar. O crime teve lugar em Casais de Arega, Figueiró dos Vinhos.

Sandra Neves
36 anos

Esfaqueada mortalmente em Pouco do Mouro, Setúbal, pelo companheiro de 43 anos. Ciúmes doentios poderão ter estado na origem do crime.
Sara Tavares
26 anos

Morta em Portimão pelo marido, de 24 anos, com uma faca. O crime terá sido provocado por um desentendimento entre marido e mulher, quando esta não quis passar o dia a casa da sogra.

Laura Jorge Andrade
42 anos

Morta a tiro pelo marido em Frazão, Paços de Ferreira. Desavenças conjugais que já vinham a agravar-se devem ter estado na origem do crime.

Marília Madeira
36 anos

Baleada mortalmente pelo companheiro de 36 anos em A do Neves, Almodôvar. Uma espingarda terá sido a arma usada neste crime de natureza passional.Deolinda Rodrigues

Vítima desconhecida 41 anos

Uma mulher de 41 anos foi mortalmente estrangulada em Raposeira, Chaves, pelo marido, de origem senegalesa. Por detrás deste crime terão estado razões passionais.

Maria Alice S.
61 anos

Vivia em Moitelas, Sobral do Monte Agraço e foi vítima de um tiro de caçadeira disparado pelo marido de 63 anos que se enforcou após o crime.
Cláudia Barreira
37 anos

Tinha-se separado há cinco meses quando foi alvo de três tiros disparados pelo marido, do qual se tinha separado há cinco meses. O crime ocorreu em Vila Pouca de Aguiar.
Liliana
36 anos

Não conseguiu evitar que o seu ex-companheiro a encontrasse e a assassinasse na casa dos pais, em Donelo, Sabrosa. A vítima foi morta a tiro e deixou órfãs quatro crianças.
Otília Farinha
45 anos

Já tinha apresentado várias queixas contra o marido, quando o mesmo a assassinou com uma arma de fogo e se suicidou. O processo de divórcio terá estado na origem deste crime em Arco da Calheta, na ilha da Madeira.

Sandra Pereira
23 anos

Foi assassinada no posto de trabalho com um machado pelo ex-companheiro, de 26 anos, em Chão Duro, na Moita. O que terá causado o crime foi a discordância pela custódia dos filhos.
Vítima desconhecida
21 anos

Morreu ao ser atingida por vários golpes com uma arma branca, pelo namorado de 22 anos, na ilha de São Miguel, nos Açores.
Vítima desconhecida
21 anos

Jovem foi degolada pelo ex-namorado em Ponta Delgada. O assassino "ajudou a procurar a vítima" após efectuar o crime.
Linda Cossa
37 anos

Já tinha apresentado várias queixas contra o seu ex-companheiro, mas não foram suficientes para evitar que o homem, de 50 anos, a assassinasse com um machado na Rua da Cidade de Almada, no Seixal.

Helena Preto
42 anos

Vivia em Lardosa, no concelho de Castelo Branco, quando o marido, guarda nacional republicano, a assassinou com uma pistola e suicidou-se.
Sandra Ruela
39 anos

Foi morta com um tiro na cabeça pelo companheiro, de 42 anos, agente da PSP. A relação conflituosa entre o casal era conhecida dos vizinhos, em Belas, Sintra. Margarida Sá Marques

Sandra Pontes
23 anos

Violada e esfaqueada até à morte juntamente com a amiga Marinela Virgínio, em Rio de Mouro, Sintra. O autor do crime foi o ex-companheiro de Sandra Pontes.

Carla Martins
28 anos

Assassinada à facada pelo ex-namorado, em Juncal do Campo, no concelho de Castelo Branco. O ex-namorado já a tinha ameaçado e agredido.
Joana Fulgêncio
20 anos

Encontrada morta no carro do namorado de 22 anos, com um saco de plástico na cabeça. O rapaz terá simulado um sequestro para encobrir o assassinato.

Maria Duarte
36 anos

Abatida a tiro ontem pelo ex-companheiro, em Santarém.

26 mulheres mortas desde o início do ano em Portugal

Bartoon - Escutas

Cartoon de Luís Afonso

Ai, Lisboa, Lisboa!

À frente da Torre de Belém! A APL continua a mandar em Lisboa, Sr. Presidente António Costa?

Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 19


18º Album (1972) - Les Lauriers de César de René Goscinny e Albert Uderzo

"Matemática à solta"


Ana Cristina Rainha e Emília Cerqueira, ambas professoras de Matemática, encontraram uma maneira original de contactar com os alunos para além das aulas - através de um blogue. O objectivo é a comunicação entre os alunos e a aprendizagem da Matemática (essa dor de cabeça de tantos estudantes).

Uma boa ideia! Desejamos os maiores êxitos.

Boas notícias - Cidadãos por Lisboa querem ser grupo municipal autónomo do PS na Assembleia

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

1 minuto para salvar o mundo - "Earth clock"

Earth clock from Dominic Lyddon on Vimeo.

Novos Fotógrafos - Cole Thompson

















Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 18


17º Album (1971) - Le Domaine des dieux de René Goscinny e Albert Uderzo

Muro de Berlim - 20 anos - 10 - "Guerra Fria" - 2

Petição - Liberdade para Hossein 'Hoder' Derakhshan


Está on-line uma nova petição pela libertação de Hossein 'Hoder' Derakhshan - o pai dos bloguers iranianos. Veja aqui o seu blogue.

domingo, 22 de novembro de 2009

"FallBerlinWall"


Demolish the Berlin wall and give your support to Reporters Without Borders

World Press Cartoons 27 - 2009 - Cristina Sampaio

Ahmadinejad de Cristina Sampaio - Menção honrosa Caricatura

Astérix - 29 de Outubro de 1959 - 17


16º Album (1970) - Astérix chez les Helvètes de René Goscinny e Albert Uderzo

Zumbi dos Palmares

Dia 20 de Novembro é o Dia da Consciência negra no Brasil. A data celebra a morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares.
Na Baía foi assim

Muro de Berlim - 20 anos - 10 - "Guerra Fria" - 1

Em continuação da comemoração da queda do Muro de Berlim... Guerra Fria - o documentário de Jeremy Isaacs.