sexta-feira, 28 de novembro de 2008

World Press Cartoons 10 - 2008 - Moa

Carrossel - 3º Prémio - Desenho de Humor

Cartoon de Moa

Novos Fotógrafos - Bill Zorn






















Cinema - Clássicos - "The Thin Red Line "



O melhor filme de sempre sobre a 2ª Guerra Mundial




















Realização: Terrence Malick (1998)

Congo



Mais de 1 milhão de deslocados. É preciso agir!

Portugal sem confiança

Inquérito de conjuntura de Novembro do INE

Stefan Zweig (28/11/1881)


Stefan Zweig nasceu em Viena em 1881 e viveu em Salzburgo, de onde emigrou para Inglaterra, em 1934, e depois para o Brasil, onde acabaria por se suicidar, em 1942. Filho de um rico industrial judeu, pacifista convicto, amante das Letras e do Teatro, da Filosofia e da História, Stefan Zweig manteve um intenso contacto com as mais diversas personalidades da vida cultural europeia — Freud, Valéry, Rilke e Verhaeren.
Da sua extensa obra — em que cabem também as muitas traduções de textos de Verlaine, Baudelaire e, sobretudo, Verhaeren — destacam-se o ensaio, a novela e a biografia.

Antes de deixar a vida, de livre vontade e juízo perfeito, uma última obrigação se me impõe: agradecer do mais íntimo a este maravilhoso país, o Brasil, que propiciou a mim e à minha obra tão boa e hospitaleira guarida. A cada dia fui aprendendo a amar mais e mais este país, e em nenhum outro lugar eu poderia ter reconstruído por completo a minha vida, justo quando o mundo de minha própria língua se acabou para mim e meu lar espiritual, a Europa, se auto-aniquila.

Mas depois dos sessenta anos precisa-se de forças descomunais para começar tudo de novo. E as minhas se exauriram nestes longos anos de errância sem pátria. Assim, achei melhor encerrar, no devido tempo e de cabeça erguida, uma vida que sempre teve no trabalho intelectual a mais pura alegria, e na liberdade pessoal, o bem mais precioso sobre a terra.

Saúdo a todos os meus amigos! Que ainda possam ver a aurora após a longa noite! Eu, demasiado impaciente, vou-me embora antes.

Stefan Zweig
Petrópolis, 22. II. 1942

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Campanha contra a Violência - Mulheres pelos Direitos Humanos


Turkey Independent women’s rights activist NGO

Wanda Nowicka

(International Center for Reproductive Health and Sexual Rights)
Nigeria An NGO Confronting Taboos

Monica Carrillo

Noelene Nabulivou

Hossam Bahgat


Irene Fernandez

Anaraa Nyamdorj

Betty Murungi

Lohana Berkins

Prudence Mabele

Asma Khader

Lydia Cacho Ribiero

Maria Jose Vasquez

Laxmi Bohara

Ingrid El-Issa