terça-feira, 31 de julho de 2012

"Uma vitória da Dignidade Humana e da Sociedade Civil!"


O movimento Por uma Comunidade de Valores, formado por um conjunto de ONG's de países da CPLP lançou uma campanha contra a adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno de direito da CPLP. A campanha esteve em curso de 11 de Junho a 20 de Julho e contava com uma petição aberta a todos os cidadãos que partilhassem deste mesmo desejo do respeito pleno pelos Direitos Humanos.

No comunicado emitido, o movimento declara:O parágrafo 14º do ponto 6 da Declaração de Maputo recusa a adesão e encoraja a Guiné Equatorial a empenhar-se nas condições necessárias para os respeito daqueles princípios e para a adopção efectiva e integrada da língua portuguesa.

Entre os factos que motivaram a criação desta petição, estão as incontáveis violações dos Direitos Humanos ainda operadas na Guiné Equatorial, como: manter e aplicar a pena de morte; praticar quotidianamente a perseguição política; oprimir a liberdade de expressão e associação; manter um sistema judicial completamente dependente do poder político, e cujos líderes mantêm estilos de vida de uma opulência infame, em contraste com uma população que, na sua esmagadora maioria, sobrevive com menos de dois dólares por dia, no país com o maior PIB per capita da África Subsaariana.


Apoiei e apoio esta posição.

Contudo, também me parece que a declaração de Maputo, para ser coerente, fosse extensiva a Angola. Serve-lhe que nem uma luva.

Sem comentários: