sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Obrigada Madiba!


Tenho 3 heróis: Ghandi, Luther King e Mandela. Os seus exemplos de vida sempre foram uma inspiração para o que fiz, para as causas que abracei, para as lutas em que participei: pela democracia, contra a injustiça, contra a desigualdade, contra o racismo e a xenofobia, contra todas as formas de discriminação. Não conheci pessoalmente nenhum deles e Mandela foi o único que tive o privilégio de acompanhar na minha vida adulta.

Nelson Mandela esteve preso nas piores condições durante 27 anos. No julgamento que o condenou a prisão perpétua em 1964, as palavras que dirigiu ao Tribunal são o exemplo do homem que foi:

“I have fought against white domination, and I have fought against black domination. I have cherished the ideal of a democratic and free society in which all persons live together in harmony and with equal opportunities. It is an ideal which I hope to live for and to achieve. But if needs be, it is an ideal for which I am prepared to die.”

Morreu ontem, aos 95 anos e agradeço, do fundo do coração, poder ter acompanhado a sua vida. Espero que o seu exemplo continue a ser uma inspiração para a vida da África do Sul, para África e para o Mundo.



Sem comentários: