segunda-feira, 28 de julho de 2014

1ª guerra mundial - 100 anos


Faz hoje 100 anos que começou a 1ª guerra mundial - a chamada Grande Guerra.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918 e alterou para sempre o mapa geopolítico na Europa e no Médio Oriente.

O conflito foi desencadeado pelo assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria, por um nacionalista jugoslavo. A Casa da Áustria fez um ultimato à Servia. As alianças militares foram chamadas ao conflito. Semanas depois as grandes potências mundiais estavam em guerra.

Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia, muito mais letal que no século XIX, armada com poderosas metralhadoras. Os alemães começaram a usar gás cloro em 1915, no que foi a primeira utilização de armas químicas, e logo depois ambos os lados usavam da mesma estratégia. Nenhum dos lados ganhou a guerra pelo uso de tal artifício, mas eles tornaram a vida nas trincheiras ainda mais miserável tornando-se um dos mais temidos e lembrados horrores de guerra.



Sem comentários: