segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Portugal é possível! - Eliana Souto, Anabela Rolo e Iola Duarte














Ciência: três cientistas portuguesas premiadas

Eliana Souto, Anabela Rolo e Iola Duarte são três jovens cientistas portuguesas distinguidas com as Medalhas de Honra L'Oréal Portugal.

O prémio de 20 mil euros tem como objectivo incentivar o trabalho das mais promissoras jovens cientistas, doutoradas até há cinco anos, e com menos de 35 anos de idade, motivando-as a prosseguir a sua investigação no âmbito das ciências da vida.

Eliana Souto trabalha na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, onde está a desenvolver a melhoria da eficácia de determinados fármacos na área da cosmética e do tratamento de doenças de pele.

Iola Duarte é investigadora do Laboratório Associado CICECO da Universidade de Aveiro, onde está a tentar compreender o interior dos tecidos pulmonares saudável e cancerosos, através da ressonância magnética nuclear.

Anabela Rolo, da Universidade de Coimbra, está a trabalhar na identificação de alterações metabólicas e moleculares associadas ao desenvolvimento do síndrome metabólico pré-diabetes.

Este prémio é atribuído pela multinacional francesa em conjunto com a comissão nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Não são o(a)s primeiro(a)s cientistas portuguese(a)s a serem distinguido(a)s com prémios internacionais. Nem serão, com certeza, o(a)s último(a)s.

Em Portugal há excelentes cientistas. É preciso é terem os apoios necessários para desenvolverem os seus projectos.

Fonte: Lusa

Sem comentários: