Ideia: representação mental; representação abstrata e geral de um objeto ou relação; conceito; juízo; noção; imagem; opinião; maneira de ver; visão; visão aproximada; plano; projeto; intenção; invenção; expediente; lembrança. Dicionário de Língua Portuguesa da Texto Editora
domingo, 8 de novembro de 2009
Muro de Berlim - 20 anos - 7
O Muro de Berlim foi construído pela República Democrática Alemã (RDA) durante a Guerra Fria com o objectivo de estancar a saída de cidadãos da Alemanha Oriental. Entre 1949 e 1961, a RDA perdeu 2,5 milhões de pessoas para a Alemanha Ocidental.
O muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: a República Federal da Alemanha, representando o Ocidente das democracias, e a República Democrática Alemã, representando o bloco soviético.
Soldados soviéticos. A zona de Berlim Oriental correspondia à zona de ocupação soviética da cidade. O muro tinha 66,5 km de arame farpado, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães.
No dia 26 de Agosto de 1961 foram encerradas todas as passagens de fronteira entre os dois lados da cidade. Criança junto ao Muro de Berlim, do lado oriental da cidade, em 1968.
Soldados alemães da RDA montam guarda na Porta de Brandenburgo, proibindo a passagem de bens e pessoas entre as duas zonas de Berlim.
Fidel Castro em visita ao muro de Berlim em 1972, guiado por membros do Politburo da República Democrática Alemã (RDA).
O presidente John F. Kennedy visita Berlim Ocidental em 1963. Durante 28 anos, até 1989, o muro foi o símbolo da Guerra Fria entre as duas superpotências mundiais: EUA e URSS. O discurso "Ich bin ein Berliner" ficou para a História.
Checkpoint Charlie (CC) tornou-se no posto fronteiriço mais conhecido de Berlim. Controlado pelos norte-americanos, marcava a passagem entre as zonas de ocupação dos EUA e da URSS da cidade. Em 1989, quando o muro "caíu", foi invadido por uma multidão.
O muro deixou a Porta de Brandenburgo do lado oriental da cidade. Traçado a régua e esquadro, atravessou prédios e dividiu ruas ao meio. Do lado oriental, guaritas com soldados de binóculos; do lado ocidental "varandas" para espreitar o lado proibido de Berlim.
A Porta de Brandenburgo é um dos símbolos mais representativos de Berlim. Aqui, quando ainda se podia passar entre as duas repúblicas alemãs.
Porta de Brandenburgo. Ao longo dos anos, o muro foi evoluindo, tornando-se mais intransponível e perigoso para os que arriscaram o salto. Pelo menos 125 alemães orientais terão morrido tentando saltar o muro de Berlim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário