segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O cartão único


Estive como presidente de uma mesa nas eleições de ontem e não posso deixar de comentar os episódios que se deram em relação ao novo cartão do cidadão. De acordo com o que sei, parece que o mesmo se passou em todo o país.

O Ministério da Administração Interna anunciou um inquérito, mas o inquérito devia ser feito ao Ministério.

Quando uma pessoa vai tirar o cartão do cidadão o número de eleitor é alterado e por esse motivo, em muitos casos, o local de voto é alterado. No entanto, ninguém é informado deste procedimento. Aliás, as pessoas nem sabem que o número de eleitor está no cartão pois, ao contrário do nº de Utente, Segurança Social e Identificação Fiscal, não consta "à vista desarmada". O número de eleitor encontra-se registado no chip.

Como é hábito, a Comissão Nacional de Eleições pediu às pessoas que confirmassem o seu local de voto. Só não explicou que o cartão do cidadão pode alterar tudo. Mau, muito mau.

Na freguesia de Alvalade, em Lisboa, muita gente desistiu de votar por isso. Este problema aumentou a percentagem da abstenção.

Pessoas houve que, morando em Alvalade, estavam registadas noutras freguesias. Outras apareceram morando noutras. Inqualificável!

Na minha mesa até houve um eleitor que disse não ter dúvidas de que o referendo no Sudão estaria melhor organizado.

Alguém tem que ser responsabilizado! E não são, com certeza os funcionários. O Sr. Ministro sim.

Até que haja novas eleições espero, sinceramente, que o problema seja resolvido. Que as pessoas sejam devidamente informadas. Caso contrário, é de pensar se não é feito de propósito.

Sem comentários: