domingo, 21 de outubro de 2007

Doris Lessing - Prémio Nobel da Literatura 2007




Doris Lessing

A escritora britânica Doris Lessing ganhou o Nobel de Literatura 2007.

O júri descreveu Doris Lessing como "a narradora épica da experiência feminina, que, com cepticismo, ardor e uma força visionária sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio".

Doris Lessing tem 88 anos e é a 11ª mulher a receber o Nobel de Literatura.

Nascida no território da Pérsia, atualmente Irão, em 1919, quando o seu pai era capitão do Exército britânico, Doris May Taylor viveu parte da juventude na então Rodésia (atual Zimbawue), o que marcou a sua obra.

Ex-membro do Partido Comunista britânico, do qual se afastou em 1956 após a repressão da revolução húngara, é comparada frequentemente com a francesa Simone de Beauvoir pelas suas ideias feministas.

The golden notebook (O caderno dourado), de 1962, a sua obra-prima, conta a história de uma escritora de sucesso em forma de diário íntimo.

A sua juventude, passada entre vários continentes, inspirou-a a produzir a sua primeira saga, escrita de 1952 a 1969: os cinco volumes de Filhos da Violência.

Entre outras das suas principais obras figuram The Grass is Singing, The good terrorist, sobre um grupo de revolucionários de extrema-esquerda, Andando na Sombra, Regresso para casa (1957), onde denuncia o apartheid na África do Sul, O quinto filho, Debaixo da Minha Pele e Andando na Sombra.

A escritora sempre soube explorar todos os estilos, sem hesitar numa incursão ao mundo da ficção científica com os cinco volumes da série Canopus em Argos: Arquivos, escrita entre 1979 e 1983, e entre os quais se destaca Shikasta.

Nesta saga, Lessing imagina o mundo depois de um conflito atómico e fala dos antagonismos entre os princípios feminino e masculino, assim como de colonialismo e de catástrofes ecológicas.

Casada duas vezes e divorciada, a escritora afirma que "o matrimónio é um estado que não lhe convém".

Doris Lessing vive atualmente na periferia de Londres e, nos últimos anos, dedicou-se principalmente às obras de ficção científica.

Sem comentários: