domingo, 21 de outubro de 2007

Genocídio Arménio










"Genocídio arménio,
(Հայոց Ցեղասպանութիւն ,"Hayoc' c'ejaspanut'iwn" em arménio), Holocausto arménio ou ainda o Massacre dos arménios é como é chamada a matança e deportação forçada de centenas de milhares, ou até mais de um milhão, de pessoas de origem arménia que viviam no Império Otomano, com a firme, irreversível e cruel intenção de arruinar a sua vida cultural, económica e o seu ambiente familiar, durante o governo dos chamados Jovens turcos , de 1915 a 1917.


Está firmemente estabelecido que foi o primeiro genocídio, e há evidências do plano organizado e intentado de eliminar sistematicamente os arménios. É o segundo mais estudado evento desse tipo, depois do Holocausto dos judeus na Segunda Guerra, e vários estudiosos afirmam ter Hitler pronunciado a frase: "Afinal quem fala hoje do extermínio dos armênios?" em 1939, nas vésperas da invasão da Polónia . Adopta-se a data de 24 de Abril de 1915 como o início do massacre, por ser a data em que dezenas de lideranças arménias foram presas e massacradas em Istambul.

O governo actual (e todos os precedentes) rejeita o termo genocídio organizado e que as mortes tenham sido intencionais."
Da Wikipédia

Numa atitude sem precedentes, o Congresso dos Estados Unidos da América votou uma resolução em que é reconhecido, pela primeira vez por este país, este genocídio.
A votação provocou manifestações de descontentamento nas maiores cidades turcas. O governo de Ancara fala em cedência aos grupos de pressão arménios, ameaça dificultar o trânsito dos abastecimentos militares norte-americanos ao Iraque. O documento, considerado não vinculativo, foi aprovado pela maioria democrata do Congresso, reconhece uma verdade histórica para muitos países, mas até hoje recusada pela Turquia.
No entanto, a administração do presidente George W. Bush disse não reconhecer o voto do Congresso sobre o genocídio arménio.
Esta atitude de Bush não surpreende. Afinal, para o Presidente americano, as suas bases militares são muito mais importantes do que o reconhecimento duma verdade histórica ou do que a vida de milhares de pessoas inocentes.

Sem comentários: