quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Problemas ambientais 1


Um relatório da ONU sobre o meio ambiente, divulgado esta quinta-feira, afirma que a falta de providências contra alguns dos principais problemas ambientais que afectam o planeta colocam em risco a própria sobrevivência da espécie humana.

O relatório Panorama Ambiental Global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), analisa as principais mudanças nas condições da água, do ar, da terra e da biodiversidade do planeta desde 1987 e identifica prioridades de acção.

Entre os problemas identificados estão a degradação de áreas agrícolas, a destruição das matas, a redução das fontes de água potável disponíveis e a pesca excessiva.

"Problemas persistentes e difíceis de resolver continuam sem ser enfrentados, sem solução", disse o director-executivo do Pnuma, Achim Steiner.

"Problemas do passado continuam e novos estão a surgir: do crescimento acelerado das áreas sem oxigénio nos oceanos ao aparecimento de novas e velhas doenças, ligadas em parte à degradação ambiental."

Brundtland

O relatório é publicado por ocasião dos 20 anos da publicação do chamado Relatório Brundtland da ONU, considerado importante por ter lançado a ideia de desenvolvimento sustentável como uma das principais defendidas pelas Nações Unidas no que diz respeito ao meio ambiente.

Segundo o documento, desde a divulgação do Relatório Brundtland, as condições do meio ambiente no mundo pioraram, pressionadas pelo crescimento populacional e pela falta de empenho das autoridades em resolver as questões.

"A quantidade de recursos necessária para mantê-la (a população mundial) supera o que está disponível", diz o relatório.

O documento alerta que, até 2025, o uso da água terá aumentado 50% em países em desenvolvimento, e que essa pressão pode tornar-se intolerável em locais com escassos recursos.

A pesca nos ritmos actuais também é insustentável, de acordo com o Pnuma. O relatório diz que actualmente pesca-se 250 vezes mais do que seria possível para manter stocks pesqueiros sustentáveis no oceano.

A agressão do meio ambiente global coloca em risco muitos dos avanços que a sociedade humana obteve em décadas recentes", diz o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, num prefácio do relatório.

"Está a prejudicar a nossa luta contra a pobreza. Pode até colocar em risco a paz e a segurança internacionais."

Aspectos positivos

O relatório, no entanto, não apresenta apenas conclusões negativas.

Destaca, por exemplo, que a taxa de destruição da Amazónia diminuiu, que a qualidade do ar melhorou na Europa Ocidental e que alguns acordos ambientais importantes foram fechados desde 1987, como o que criou o Protocolo de Kyoto.

Mas o documento apresenta muitos outros factos negativos, que devem ser tratados como "um pedido urgente de reacção", diz o documento.

"Houve imensas mensagens de alerta desde Brundtland. Eu espero sinceramente que este relatório seja o último", disse Steiner.

"A destruição sistemática dos recursos naturais da Terra alcançou um ponto em que a viabilidade das economias está a ser ameaçada e em que a conta que vamos deixar aos nossos filhos pode ser impossível de pagar."

Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: