quarta-feira, 10 de março de 2010

Ai, Lisboa, Lisboa! - Vila Ana e Vila Ventura - Petição

Para Câmara Municipal de Lisboa

A Vila Ana e a Vila Ventura, localizadas no Nº 674 da Estrada de Benfica, são dois edifícios centenários e um dos últimos testemunhos arquitectónicos das casas apalaçadas e quintas através das quais a freguesia de Benfica era conhecida no século XIX, constando no "Inventário Municipal de Património", anexo ao PDM de Lisboa (respectivamente sob os artigos 08.04 e 08.05) e nos “Planos de Pormenor para as Áreas de Intervenção da Divisão de Reabilitação Urbana – Pátios e Vilas: Vila Ana e Vila Ventura” (1993); tendo sido definidas pela Deliberação nº 366/CM/94 da Câmara Municipal de Lisboa na listagem de “Pátios e Vilas” da cidade de Lisboa.

A Vila Ventura cumprirá em 30 de Julho próximo 100 anos, enquanto a Vila Ana data de 1890. Foram mandadas construir por uma família portuguesa regressada do Brasil e fazem parte do tipo arquitectónico conhecido como “Casas do Brasileiro”. Concebidas como chalets para habitação unifamiliar, as suas assoalhadas foram, cerca de meio século depois, agrupadas em vários núcleos, com vista ao arrendamento por famílias de posses modestas, restando hoje apenas 3 inquilinos. Entretanto, cidadãos de relevo na recente história portuguesa - o general Spínola e o escritor Luiz Pacheco - viveram na Vila Ana.

Nos últimos anos, os seus proprietários votaram-nas ao abandono (pelo que se encontram actualmente em estado de degradação inaceitável) e manifestaram o propósito de as demolir, apesar de ambos os imóveis se encontrarem inscritos no “Inventário Municipal de Património".

IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA VILA ANA E DA VILA VENTURA:

1. Numa zona onde se verificou um crescimento acelerado, existem muito poucos exemplos do que era Benfica no fim do século XIX. Sistematicamente foram sendo demolidos todos os testemunhos do passado e em seu lugar surgiram construções de vários pisos, transformando a zona num dos dormitórios (desorganizados urbanisticamente) da cidade de Lisboa.
2. Pela sua importância histórica e arquitectónica, enquanto testemunho representativo de um dos últimos redutos de vivências e sociabilidades de reminiscência rural, que ajudam a caracterizar a freguesia de Benfica ao longo dos tempos, a Vila Ana e a Vila Ventura deveriam ser preservadas e mantidas no "Inventário Municipal de Património" como símbolo da memória histórica da freguesia de Benfica.
3. A única forma de dignificar verdadeiramente a Vila Ana e a Vila Ventura será através da criação de um projecto comunitário - o Movimento de Cidadãos pela Preservação da Vila Ana e da Vila Ventura encontra-se, actualmente, a trabalhar numa proposta base para este efeito, que pretende abrir caminho a uma discussão mais alargada e a contactos com várias entidades no sentido da sua futura viabilização.

Face ao exposto, consideramos que a Câmara Municipal de Lisboa deveria intervir neste processo de mediação dos interesses dos proprietários destas duas Vilas e dos interesses dos munícipes (que se constituíram enquanto Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura), de forma a poder contribuir para ser alcançado um modelo de compromisso entre as partes, que sirva os melhores interesses da própria cidade de Lisboa.
Vimos, assim, solicitar a V. Exa. uma atenção especial a este problema e à solução que está ao nosso alcance viabilizar.


Assine!

1 comentário:

Alexa disse...

Muito obrigada pela divulgação da petição que o nosso Movimento lançou!

Abraço