domingo, 22 de abril de 2012

Pela Construção de um monumento a José Afonso em Lisboa

Para:Exma Sra Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

JOSÉ AFONSO, de seu nome completo José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu em 2 de Agosto de 1929 e faleceu em 23 de Fevereiro de 1987. O Zeca, como ainda hoje é carinhosamente conhecido, deixou o seu nome indelevelmente ligado à história recente de Portugal, vindo a canção “Grândola, Vila Morena” a constituir a senha do Movimento das Forças Armadas, em 25 de Abril de 1974, para o derrube da ditadura de 48 anos.


A dimensão de Zeca Afonso como Poeta, Músico e Intérprete ultrapassa largamente os contornos de cantor de intervenção, tendo criado uma obra, internacionalmente reconhecida, que teve papel determinante no movimento de renovação da música portuguesa, continuando a influenciar as novas gerações de Autores e Músicos. Como cidadão, José Afonso é, do mesmo modo, uma referência pela integridade de carácter, pela estatura cívica e invulgar coerência.

O reconhecimento de José Afonso como importante vulto cultural, cívico e intelectual é, hoje, transversal a toda a sociedade portuguesa. Assim, os subscritores da presente Petição Pública entendem ser da mais elementar justiça que o País lhe preste a devida homenagem através da construção de um monumento evocativo na cidade de Lisboa.

Os signatários:
AJALisboa – Núcleo de Lisboa da Associação José Afonso; A Barraca – Grupo de Teatro; ACCL – Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa; Associação Abril; Associação 25 de Abril; Centro Mário Dionisio – Casa da Achada; M12M- Movimento 12 de Março; NAM- Movimento Não Apaguem a Memória; SPA- Sociedade Portuguesa de Autores; SPGL- Sindicato dos Professores da Grande Lisboa; UMAR- União das Mulheres Alternativa e Resistencia

Assinar aqui.

Sem comentários: