Ideia: representação mental; representação abstrata e geral de um objeto ou relação; conceito; juízo; noção; imagem; opinião; maneira de ver; visão; visão aproximada; plano; projeto; intenção; invenção; expediente; lembrança. Dicionário de Língua Portuguesa da Texto Editora
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Curiosidades da língua portuguesa - "Para quem é, bacalhau basta"
Para quem é, bacalhau basta
Os portugueses foram os primeiros a introduzir o bacalhau na alimentação.
Descobriram o peixe no século XV e nessa época precisavam de produtos que não fossem perecíveis e que aguentassem as longas viagens que faziam.
Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram eles também que iniciaram a pesca do bacalhau na Terra Nova (Canadá), descoberta em 1497. Já em 1596, no reinado de D. Manuel I, mandava-se cobrar o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho.
O bacalhau foi imediatamente incorporado nos hábitos alimentares e é, até hoje, uma das suas principais tradições. Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do mundo, a quem passaram a chamar "fiel amigo".
A sua popularidade tornou-o bastante acessível e por isso nasceu a expressão para quem é bacalhau basta. Actualmente esta situação mudou e um bom bacalhau, sobretudo no período que antecede o Natal, atinge preços elevados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário