domingo, 4 de novembro de 2007

Morreu Bao Zunxin

Foto de Jeff Widener


O activista chinês pró-democracia Bao Zunxin, um dos líderes das manifestações de Tiananmen em 1989, morreu de doença no domingo passado, aos 70 anos.

Bao Zunxin, que cumpriu uma pena de prisão após a repressão militar das manifestações pacíficas pró-democracia da praça de Tiananmen, continuou desde o final da década de 1980 a participar em movimentos cívicos pró-democracia.

Publicou - fora da China - os livros Democracia e Iluminismo e Dentro do Movimento Democrático de 1989 e, no passado mês de Agosto, foi um dos 37 autores de uma carta aberta ao governo de Pequim que exigia o final da "negação automática dos Direitos Humanos" antes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Em meados da década de 1980, Bao, então investigador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, teve um papel de destaque de liderança intelectual do movimento pró-democracia que viria a culminar nos protestos de Tiananmen de 1989, que o exército chinês esmagou fazendo, consoante as fontes, entre centenas e milhares de mortos.

O activista foi preso depois das manifestações e condenado em 1991 a cinco anos de prisão por "incitar à propaganda contra-revolucionária", mas saiu em liberdade condicional após 11 meses de cadeia.

Fonte: Lusa

2 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros.
As fotos que são publicadas sem assinatura e autorização dos autores, é um roubo.
Por favor não brilhem com o trabalho dos outros.

Paula Cabeçadas disse...

Meu caro,
A foto foi publicada com a autorização do autor - Jeff Widener.
Tem contudo razão pelo esquecimento de nomeá-lo.
Cumprimentos