quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Livro recomendado - "A Morte do Rei" de Margarida Palma


O Livro A Morte do Rei de Margarida Palma foi ontem oficialmente lançado.

Na contracapa do livro podemos ter uma visão do enredo:

Retrato impressionista do Portugal de há um século, A Morte do Rei conta-nos uma história de amor original. Romance de época, centrado nas vivências de uma família de Lisboa igual a tantas outras de então, esta obra transporta-nos para um universo de sentimentos, costumes e valores que, apesar de tudo, ainda fazem parte da nossa memória colectiva.
E leva-nos a seguir de perto a intensa turbulência política e social que marcou esse período da nossa história, que culminou com o assassinato do Rei D. Carlos e do seu filho mais velho, em 1 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço.


A ALETHEIA, apresenta assim a autora:

Margarida Palma nasceu em Lisboa e é licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Há mais de trinta anos que ensina essa disciplina.

A Morte do Rei é o segundo romance que escreveu, mas o primeiro a ser publicado.




















Mas a Margarida, para além desta apresentação, é nossa amiga. Pessoa sensível e de grande generosidade, quis, segundo nos disse na apresentação do livro, retratar as memórias de uma época que sempre a fascinou. Uma época de que aproveitou as suas reminiscências de infância, quando avós e bisavós lhe contaram os acontecimentos e as vivências.

A palavra que me ocorreu após a leitura deste livro foi: delicioso.

Não é só a imaginação. É o ambiente. São as personagens. É o ritmo.

O livro tem a chancela da editora ALETHEIA e foi apresentado pela autora, pelo historiador Rui Ramos e pela responsável da editora, Zita Seabra, no Restaurante Terreiro do Paço, em Lisboa. Não podia ser um local mais apropriado.

De acordo com Rui Ramos, especialista reconhecido da época relatada, o livro da Margarida retrata com grande rigor a forma de vida da época, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista social. A linguagem. Os costumes. Os acontecimentos.

Não deixem de ler.

1 comentário:

Anónimo disse...

é a minha stora de historia e directora de turma!!!