quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Clássicos do Cinema - "Johnny Guitar"


Realização Nicholas Ray

Era inevitável. Tinha de ser. Se escrevo sobre "os filmes da minha vida", como podia ficar de fora "o filme da minha vida", "my Johnny Guitar?" Só mesmo quem não me conheça nem mais gordo nem mais magro, podia supor que um dia destes - mais cedo ou mais tarde - o "Johnny Guitar "não enchia esta página...

"Johnny Guitar" é um filme construído em flash-back sobre uma imensa elipse? Ou é uma imensa elipse?...

Não vou continuar. Como as coisas muito grandes, "Johnny Guitar" não se explica. Conta-se (vê-se) outra, outra e outra vez como as histórias que se contam às crianças, até que tudo se saiba de cor e se aprenda que tudo está certo nelas. É a "Imitação de Cristo" dos cinéfilos...

João Bénard da Costa in Os Filmes da minha vida, os meus filmes da vida

Pelo que me diz respeito, Johnny Guitar vai continuar a ser um filme a ver, ver, rever, rever...

Sem comentários: